PMJP implanta sistema de informação com acesso ao mapa da cidade

Por - em 92

Ter acesso aos mapas da cidade se tornou muito mais fácil depois que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) implantou o Jampa em Mapas no final de 2010, que é um sistema de informação que permite a todos os cidadãos o acesso rápido à cartografia da cidade, desde que a pessoa esteja utilizando um computador com internet. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram aproximadamente 4 mil acessos ao sistema do Jampa em Mapas.

Antes da implantação do sistema, todas as pessoas tinham que se deslocar até a Secretaria de Planejamento (Seplan), que fica no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, para solicitar um mapa, o que demandava tempo tanto para o cidadão quanto para o funcionário da Secretaria. A ferramenta cobre os 210 quilômetros quadrados (km²) de João Pessoa e permite, entre outras coisas, traçar uma radiografia da malha urbana e avaliar o impacto ambiental da expansão da cidade.

O sistema de informação reúne mapas virtuais, dados sobre a organização geográfica da cidade e pontos de referência. Nele, o cidadão pode, por exemplo, ver o limite do bairro que mora, pois o sistema permite que sejam encontrados bairros, ruas e lotes, dando sua localização precisa. Com o Jampa em Mapas é possível ainda ter pontos de referência como escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Creis), cemitérios, mercados, postos do Programa de Saúde da Família (PSF), hospitais e praças.

Jampa em Mapas – É uma aplicação desenvolvida utilizando o software i3geo (Interface Interativa para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento), para a Prefeitura Municipal de João Pessoa, que consiste em um servidor de mapas baseado em softwares livres, ou seja não há custo na aquisição das licenças de programas proprietários similares. O Jampa em Mapas é um sistema de informações geográficas que visa substituir as antigas metodologias com informações espalhadas, pouco eficientes, geralmente presas a planilhas que dificultam “enxergar” a informação.

Funcionamento – Para acessar esta ferramenta basta acessar o site da PMJP, através da página da Seplan. Na página onde está o link para o uso da ferramenta existe ainda um tutorial, explicando como a pessoa pode ter o acesso mais rápido à informação desejada. Basta clicar e seguir as orientações.

Vantagens para a população – O Jampa em Mapas permite que todas as pessoas tenham acesso, na hora desejada, às informações que inicialmente eram concentradas nas mãos do poder público, além de permitir que a população tenha dados constantemente atualizados, que antes só eram liberados através de um processo.