PMJP inaugura creche no Bessa para atender até 100 crianças

Por - em 215

Mais um Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) foi inaugurado na Capital paraibana, nesta quinta-feira (28). Dessa vez, os moradores do Bairro do Bessa terão acesso a um equipamento que vai oferecer condições estruturais e pedagógicas necessárias para o processo de alfabetização de aproximadamente 100 crianças de 2 a 5 anos. O Crei Professora Antonieta Aranha de Macedo foi construído em uma área de 489 metros quadrados, na Rua Tertuliano de Castro, próximo ao Colégio Pio XI.

O prédio tem quatro salas de aula, refeitório/recreio coberto, administração, rouparia, banheiros, cozinha, área de serviço e sala técnica. A unidade vai funcionar das 7h às 17h, de segunda à sexta-feira, oferecendo atividades pedagógicas e recreativas, cinco refeições diárias e cuidados de higiene. Este é o trigésimo primeiro Crei da Capital paraibana. Com ele, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) atingirá a marca de cerca de 3.100 meninos e meninas atendidas em toda a rede de educação infantil. A previsão, segundo a secretária Ariane Sá, é que até o próximo mês de junho o Governo Municipal entregue mais nove creches, em vários bairros da cidade.

Na ocasião, o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB), disse que esse equipamento atende às reivindicações dos moradores do Bessa, que participaram das Plenárias Populares do Orçamento Democrático e definiram a creche como uma das prioridades. “Esse Centro de Referência em Educação Infantil foi feito com a cumplicidade da população e atende aos desejos e anseios por educação e equipamento técnico de qualidade”, relatou Ricardo.

Homenagem – A família da professora Antonieta Aranha de Macedo, que faleceu em 2003, estava presente à cerimônia de inauguração e constatou a entrega de um equipamento de promoção à Educação e que leva o nome da educadora. O filho de Antonieta, o jornalista Carlos Aranha, estava muito emocionado e revelou que a mãe dedicou mais da metade da vida à educação de crianças e adultos. Ele acrescentou que já viajou muito pelo Brasil e que esse Crei está no mesmo nível de qualidade de muitos construídos no país.

“Sou um homem viajado e, ao visitar todas as dependências desse Crei, constatei que esse equipamento está no nível do que melhor existe no Sul e no Sudeste. São ações de educação como essa que ajudam a combater a violência e evitam problemas futuros”, disse Carlos Aranha.

Tranquilidade – Sônia Brito dos Santos, mãe do pequeno Jonata, de cinco anos disse que desde o início da construção desse Centro de Referência em Educação Infantil, procurava saber quase todos os dias quando ficaria pronto. “Quase todos os dias eu vinha aqui para saber quando ficaria pronto e, graças a Deus, hoje posso deixar meu filho num lugar bom. Isso aqui caiu do céu. É lindo e o melhor é que meu filho vai estudar nele”, disse Sônia.

Já a Maria Helena Alcina Pedro, que tem uma filha de 4 anos, relatou que tinha muito medo de deixar a criança numa creche, pois achava que não cuidariam bem dela. “Depois que eu vi essa creche mudei minha opinião. Vou trabalhar o dia inteiro, sem precisar ocupar alguém da minha família e terei a certeza que minha filha será bem cuidada. Adorei a estrutura. É tudo muito bonito”, exaltou Maria Helena.