PMJP inaugura nova unidade do Centro Livre Meninada III

Por - em 35

Novas instalações, mais espaço e novos ambientes para a realização de um trabalho onde ações de educação e cidadania devem caminhar sempre juntas. E é assim que já está em plena atividade a nova unidade do Centro Livre Meninada da comunidade João Paulo II, no Ernesto Geisel, inaugurada oficialmente na manhã desta segunda-feira (23) pelo prefeito da Capital, Luciano Agra. O espaço, agora mais amplo, irá atender a 180 crianças e adolescentes das comunidades do Citex, Nazaré e Assunção, inseridas dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

O Centro Livre Meninada (unidade III) agora dispõe de seis salas de aula para a realização de oficinas e atividades pedagógicas, área para recreação, cozinha, banheiros e sala administrativa. A partir das novas instalações, a meta da Secretaria de Desenvolvimento Social do Município (Sedes) é ampliar o atendimento em breve para 220 crianças e adolescentes.

“O Governo Municipal vem transformando a cidade de João Pessoa, e isso não só em obras de infraestrutura, mas de corações e mentes. E é pela educação, interrelacionada a outras áreas de atuação, que podemos resolver grande parte dos problemas que ainda hoje existem em nossa sociedade, como a questão do trabalho infantil”, disse Luciano Agra, durante a inauguração da nova sede.

O prefeito ainda destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos professores e educadores que participam das ações do Peti em João Pessoa, e reforçou que boa parte dos resultados positivos desenvolvidos pelo programa na Capital também devem ser creditados a esses profissionais. “Parabenizo a todos os profissionais que participam da construção dessas políticas públicas de extrema importância que estão contribuindo para transformar essa cidade”, ressaltou.
              
Cidadania – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mantém atualmente 27 unidades do Peti na Capital, sendo quatro unidades como Centro Livre Meninada, que funcionam nos bairros de Jaguaribe (unidade I), Mandacaru (unidade II), Ernesto Geisel (unidade III) e Bessa (unidade IV). Em números totais, o programa beneficia 2,4 mil crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos.
              
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, os investimentos nas ações do Peti em João Pessoa estão trazendo ótimos resultados. Na área de esportes, por exemplo, crianças e adolescentes que participam do programa estão se destacando em competições nacionais e trazendo várias medalhas para a Capital. “Com ações como essas, estamos  formando novos cidadãos, e nesses Centros fazendo o trabalho de segundo tempo da escola. Com esse trabalho, tenho certeza que vamos continuar ganhando muito mais para a nossa cidade”, ressaltou.
              
O coordenador geral do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, na Capital, Adriano Dias, explica que a partir de uma parceria entre a PMJP, Universidade Federal da Paraíba e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, 16 adolescentes também já estão fazendo cursos técnicos no SENAI e estagiando em empresas. Uma parceria da PMJP com o Instituto Alpargatas também está permitindo que novas ações sejam desenvolvidas ao longo do ano dentro das quatro unidades do Centro Livre Meninada.
              
“Com a nova unidade, que inauguramos oficialmente nesta segunda, vamos poder atender melhor a essas crianças e jovens que participam de atividades recreativas, esportivas, pedagógicas, oficinas de música e dança e, em breve, também terão acesso a uma estação digital”, disse ele.
                
“Agora nós temos uma melhor estrutura para as atividades desse programa, que é uma ótima iniciativa para as crianças da comunidade”, comemorou também Antônio Carlos, de 14 anos, e que há seis participa dos trabalhos desenvolvidos dentro do Peti, através da Prefeitura Municipal de João Pessoa.