PMJP inaugura novo bloco cirúrgico do Hospital do Valentina

Por - em 82

Ampliar a cobertura de cirurgias em crianças e adolescentes é um dos principais benefícios oferecidos à população com a implantação do novo bloco cirúrgico do Hospital Municipal do Valentina (HMV). A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Secretaria de Saúde (SMS), vai fazer a entrega nesta quinta-feira (26), a partir das 9h.

Com a abertura do Bloco Cirúrgico do HMV, serão contemplados lactentes, pré-escolares, escolares e adolescentes até 15 anos que necessitem de cirurgias eletivas na modalidade ambulatoriais, tipo Hospital Dia. A diretora do Hospital, Fernanda Leite Morais, destacou que as cirurgias que serão realizadas no bloco são procedimentos que permitem a alta hospitalar no mesmo dia, após a recuperação pós-anestésica.

“Inicialmente serão realizadas em média três a quatro cirurgias por dia, mas a capacidade do bloco com três salas equipadas pode ser aumentada na medida em que cheguem novos profissionais, bem como depois de implantada a UTI. Então, passaremos a fazer cirurgias de urgência como apendicite, por exemplo”, afirmou.

A diretora ressaltou ainda que um dos destaques da implantação deste novo serviço consiste na capacidade de resolução das cirurgias especializadas. “Estamos atendendo em média três mil crianças e a inauguração vai amparar as demandas geradas por este quantitativo de atendimentos”, apontou a diretora.

Cerca de 30 tipos de cirurgias serão realizados no bloco, com destaque para a retirada de amígdalas, hernioplastia epigástrica, uretroplastia, postectomia, hidrocele, varicocele e himenotomia. O HMV está localizado na Rua Mariângela Lucena Peixoto, 274, no bairro Valentina Figueiredo I.