PMJP inaugura novo ponto de distribuição do Pão e Leite nesta segunda

Por - em 45

O prefeito Luciano Agra (PSB) inaugura nesta segunda-feira (24), às 10h, o 61º ponto de distribuição do Programa Pão e Leite em João Pessoa. O novo ponto será instalado na Comunidade São Luiz, no bairro do Bessa, na Rua Josefa Ferreira da Fonseca (em frente à Igreja São Luiz Gonzaga). Mais 100 famílias que ainda não faziam parte do programa serão beneficiadas com a iniciativa.

Este será o terceiro ponto aberto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em áreas de maior vulnerabilidade social, desde a municipalização do serviço, em maio deste ano. A perspectiva é que nos próximos dois meses, mais quatro novos pontos de distribuição sejam inaugurados na cidade, totalizando 65. Outra meta do Programa é a abertura de pontos de distribuição nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs), que já possuem estrutura e funcionam com ações voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Prefeitura.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, as políticas de combate à fome têm recebido atenção especial na gestão do prefeito Luciano Agra. “Temos buscado ampliar os pontos de distribuição do Pão e Leite, sempre a partir de uma análise da Topografia Social do município, onde podemos identificar as áreas que mais necessitam. Devemos entender, também, que estas políticas sociais vêm se constituindo em um importante vetor para a economia local, incentivando especialmente os pequenos produtores”.

O Programa Pão e Leite atende hoje, em João Pessoa, por mês, cerca de 15.950 pessoas, entre crianças na faixa etária dos seis meses a seis anos de idade, gestantes, nutrizes e idosas. Um dos principais objetivos é contribuir com a redução da mortalidade infantil, combatendo a fome e a desnutrição, com ações governamentais integradas que propiciem o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão social.

Mais qualidade no atendimento – Com os objetivos de aprimorar e humanizar o atendimento aos usuários do Programa, a PMJP capacitou na semana passada cerca de 160 funcionários que trabalham fazendo a entrega diária dos produtos. O “1º Encontro para Capacitação dos Agentes do Programa Pão e Leite de João Pessoa,” foi realizado em parceria com o Governo do Estado, através de Fundação de Ação Comunitária (Fac).

“Foi um encontro bastante proveitoso, com a presença de todos os funcionários, que participaram de forma efetiva dos debates e puderam esclarecer todas as suas dúvidas com relação ao Programa”, avaliou a coordenadora do Programa, Aline Martins.

O Programa – Inserido na modalidade de incentivo à produção e consumo de leite do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado para contribuir com o aumento do consumo de leite pelas famílias que se encontram em situação de insegurança alimentar, o Programa Pão e Leite é uma das matrizes do Programa Fome Zero. Outro eixo do programa é também incentivar a produção da agricultura familiar.