PMJP incentiva atividades físicas na praia de Tambaú

Por - em 60

Quem acompanhou a 9ª Meia Maratona Cidade de João Pessoa realizada neste domingo (8), também teve a oportunidade de cuidar da saúde física. Nas tendas montadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Busto de Tamandaré, em Tambaú, o visitante recebeu informações sobre prática de atividade física e orientações sobre alimentação saudável; também foram realizados testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

Para diretora de Atenção à Saúde da SMS, Julia Vaz, a ocasião foi perfeita para incentivar os pessoenses na prática de bons hábitos físicos e alimentares. “As pessoas que acompanham a corrida se sentem motivadas a cuidar melhor da saúde, e a Capital que já foi conhecida por ser sedentária, agora melhora seus indicadores”, afirmou Júlia Vaz, se referindo à queda no número da população sedentária.

Em 2006, de acordo com os levantamentos da Vigilância em Saúde do Município, 35% da população da Capital era considerada inativa, ou seja, não praticava nenhuma atividade física. A partir dos programas desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), esse número caiu para 18% em 2009.

Além do ‘João Pessoa Vida Saudável’, que incentiva a prática de atividades físicas nas praças públicas, a SMS também desenvolve programas para quem deseja parar de fumar. Nas tendas montadas no Busto de Tamandaré, as pessoas recebiam orientações e encaminhamento aos centros de referência de combate ao fumo.

Para a dona de casa Denise Figueiredo, moradora do Bairro de Tambaú, esse incentivo é o primeiro passo para mudar hábitos sedentários. “Sempre vejo as pessoas caminhando pela praia, mas sinto preguiça. Agora que medi minha pressão, vejo que preciso começar o mais rápido possível”, afirmou Denise, pronta para mudar seus hábitos e melhorar sua qualidade de vida.