PMJP inicia capacitação de alunos da UFPB sobre patrimônio cultural

Por - em 55

Teve início nesta segunda-feira (12) a capacitação de um grupo de 32 alunos dos cursos de Geografia, História, Turismo e Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que serão monitores do projeto “O Futuro Visita o Passado”, que compõe o programa de Educação Patrimonial ‘João Pessoa Minha Cidade’, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O programa foi concebido através de uma ação conjunta entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (IPHAN-PB) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa, envolvendo a Sedec e Secretaria de Planejamento (Seplan), por meio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac).

A capacitação terá duração de duas semanas, com encerramento previsto para o dia 23 de abril, segundo informações da assessora técnica da Copac, Fernanda Rocha. A capacitação está sendo realizada no Centro Cultural São Francisco, com aulas de campo.

A assessora técnica da Copac, Fernanda Rocha, explica que o programa está se tornando uma referência nacional com as ações desenvolvidas na área de educação patrimonial. Já a técnica do IPHAN-PB, Olga Henrique, informa que o objetivo do projeto é consolidar uma política pública de educação patrimonial nas escolas da rede municipal de ensino. “Queremos que esse tema faça parte do dia-a-dia dos alunos nas escolas, através de aulas multidisciplinares”, declarou.

O projeto “Futuro Visita o Passado”, segundo o coordenador Emmanuel Arruda, teve início em setembro de 2009 e proporcionou aulas de educação patrimonial para quase 20 mil alunos do Ensino Fundamental II da rede pública municipal. Nessa nova etapa os alunos contemplados serão do Fundamental I.

O projeto visa o fortalecimento da identidade cultural. O programa como um todo pretende levar as crianças a perceber o seu patrimônio, disseminar a sua cultura e se tornarem cidadãos mais conscientes. Os monitores irão realizar oficinas e aulas de campo com os alunos, que irão visitar o patrimônio cultural da cidade e conhecer um pouco mais sobre ele.

O treinamento dos monitores está sendo realizado com aulas ministradas por professores da UFPB e técnicos do IPHAN e da Prefeitura Municipal, nos turnos da manhã e tarde. Durante a capacitação os alunos receberão um material de orientação pedagógica que será entregue na próxima semana.