PMJP inicia conferência sobre políticas públicas de assistência social

Por - em 28

Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e valorizar os trabalhadores é o tema central da ‘VIII Conferência Municipal de Assistência Social’ que foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (10), com a presença do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra. O evento acontece até sexta-feira (13), no auditório do Hotel Ouro Branco, na Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, enfatizou que a assistência social sempre foi uma das prioridades da atual gestão. “Trabalhar com eficácia as políticas públicas de assistência social impulsiona os avanços em nossa cidade, eliminando os problemas. A prefeitura de João Pessoa está alinhada com o governo estadual e a presidência da república nessa batalha de forma construtiva e agregadora, pois um país rico é um país sem miséria.”, disse.

A programação envolve debates e avaliações sobre as políticas públicas de assistência social, bem como propõe a criação de novas diretrizes, a discussão e avaliação das ações governamentais. Eleger e traçar estratégias para a estruturação do trabalho de gestão no SUAS, o reordenamento e qualificação dos Serviços Socioassistenciais, erradicação da extrema pobreza no Brasil, são também enfoques que devem ser abordados durante a Conferência.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, explicou que o SUAS tem como objetivo universalizar os direitos sociais e construir uma política pública de caráter transformador. “Precisamos operar essa política e fazer com que ela produza mais do que estatísticas, fazer com que ela produza transformações. Assim, o Brasil dará um salto de qualidade no que tange o desenvolvimento social”, enfatizou.

Segundo Maria Aparecida Ramos, Secretária Estadual de Desenvolvimento Humano, a economia local cresceu porque houve investimento em políticas públicas de qualidade. “O desenvolvimento econômico deve ser aliado ao desenvolvimento social, criando condições efetivas para a população”, revelou.

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (11)
8h – Mesa Redonda: “Estratégias para a Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS e Reordenamento e Qualificação dos Serviços Socioassistenciais” – Maria Aparecida Ramos, Secretária Estadual de Desenvolvimento Humano, e Márcia Mansu Saaballah, conselheira do CFP e CNAS e professora da PUC/MG.

14h30 – Mesa Redonda: “Fortalecimento da Participação e do Controle Social e Centralidade do SUAS na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil” – Estelizabel Bezerra, secretária municipal de Planejamento/JP; Maria Aparecida Nunes, professora mestra substituta da UEPB e integrantes do Grupo de Estudos, Pesquisa e Assessoria de Políticas Sociais – GEAPS/UEPS/UEPB.

Sexta-Feira (12)
8h30 – Trabalhos em grupo com sistematizações de todas propostas retiradas, moções e aprovações

14h – Eleição dos delegados para Conferência Estadual

15h30 – Plenária Final – Aprovação e Deliberação da Conferência

17h – Atividade Cultural