PMJP inicia ‘Operação B3’ de combate ao sarampo na Capital

Por - em 16

Nesta próxima quarta-feira (13) a Prefeitura de João Pessoa vai iniciar através da Secretaria Municipal de Saúde, a ‘Operação B3’ de combate ao sarampo. A iniciativa é para identificar pessoas que ainda não foram vacinadas em bairros da Capital, que são considerados áreas de risco epidemiológico. A ação conta com a parceria do Exercito Brasileiro, Corpo de Bombeiros, Instituições de ensino superior do curso de enfermagem e Secretaria Municipal de Educação.

Na primeira etapa da A Operação B3 (nome do vírus encontrado em João Pessoa) que acontece próxima quarta-feira (13) será realizada uma oficina com todos os profissionais envolvidos na ação, para que possam desenvolver um trabalho de campo qualificado. Na ocasião, será apresentada a estratégia de atuação e haverá a formação dos grupos com seus respectivos coordenadores.

A ação dessas primeiras equipes volantes será executada na quinta-feira e sexta-feira (14 e 15) nos bairros de Tambauzinho e Miramar, começando a partir do Espaço Cultural e se estendendo até a Av. Tito Silva, quando todos os imóveis serão visitados a procura de pessoas que não foram imunizadas.
Na primeira etapa da ação, equipes do exército em conjunto com profissionais de saúde irão visitar casa por casa, e havendo a necessidade de vacinação, a residência será sinalizada com uma fita branca, para em seguida, a equipe de vacinadores realizarem a imunização.

Serão visitadas as seguintes ruas: Dep. José Mariz; Dep. Geraldo Mariz; Abdias Gomes de Almeida; Governador, José Gomes da Silva; Evaldo Wanderley; Manoel Cândido Leite; Maj. Salustiano Ribeiro; Wandick Figueiras; João Domingos; São Vicente; Carlos Barros; José Liberato; Emerentina Gouveis; Olivio Travassos; Nervinha Cavalcanti; Av. Tito Silva.
A base de apoio estará alojada no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Leonel Brizola para o almoço e descanso dos profissionais durante os dias de ação. Cada semana será montado um calendário diferenciado, no sentido de abranger todas as áreas consideradas de risco para a disseminação do sarampo.

Dia D – Durante o último sábado (09), foi realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo. Nos 210 postos montados pela Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizadas mais de 15 mil pessoas.
Informações, dúvidas e notificações de casos podem ser feitas através dos telefones 0800 282 7959 ou 8844-4779.