PMJP inicia preparativos para mês em homenagem à mulher

Por - em 54

Para definir a programação de ações do mês de março, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), realizou na tarde desta sexta-feira (21), a primeira reunião de organização do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres. Participaram do encontro, que aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal, representantes das secretarias e órgãos da Prefeitura.

A cada ano é realizada pela Prefeitura uma série de atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher, com uma programação educativa, informativa e também cultural. A primeira ação a ser realizada será um café da manhã de lançamento da campanha, na Estação Cabo Branco, em data a ser definida.

A secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Nézia Gomes, destacou a importância de fortalecer intersetorialidade na gestão, com a participação de várias secretarias e órgãos na organização dessa campanha. Segundo ela, várias propostas foram apresentadas nesse primeiro encontro, que serão discutidas em cada secretaria e definidas em nova reunião que será realizada ainda este mês.

Para ela, o importante na realização dessas atividades em um mês dedicado às mulheres é de mostrar à sociedade a política desenvolvida pela Prefeitura de João Pessoa, que busca o equilíbrio nas relações de gênero. “Vamos discutir ainda várias temáticas, como saúde e violência contra a mulher”, destacou.

Este ano, o Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres contará com o lançamento da coleção ‘João Pessoas – A Memória da Cidade’, que homenageará três mulheres de destaque na área cultural e de movimentos sociais da Capital. Essa será a terceira série da coleção, lançada pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac), que conta com livros e DVD’s contando a trajetória da vida dos homenageados.

Na programação, está prevista ainda a Caminhada das Mulheres da Emlur, 2ª Caminhada dos Homens pela Saúde e Contra a Violência contra a Mulher, realização do Circuito das Praças dedicado às mulheres que produzem cultura na cidade, Feira Mulheres em Movimento, com atividades culturais e tendas de serviço no Ponto de Cem Réis, além de várias outras atividades.