PMJP inscreve professores em curso sobre Mídias Integradas à Educação

Por - em 21

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está realizando até a próxima segunda-feira (19) as inscrições para o curso Mídias Integradas à Educação. Inicialmente estão sendo oferecidas 50 vagas para a turma a ser formada em João Pessoa. Esta atividade é destinada exclusivamente aos professores do quadro efetivo da rede municipal de ensino e que ainda estão em sala de aula.

Os interessados devem preencher uma ficha que está disponível em cada uma das 91 escolas municipais. Esse formulário serão encaminhados à secretaria da Direção de Gestão Curricular (DGC) da Sedec, localizada no Centro Administrativo Municipal (CAM), bairro de Água Fria, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 18h.

O curso de Mídias Integradas à Educação acontece a partir do mês de julho e será dividido em três níveis de certificação:: o Ciclo Básico, com 120 horas de duração; o Intermediário, de Aperfeiçoamento, com 180 horas, e o Avançado, de Especialização, com 360 horas. Todo o curso acontecerá via Internet, através do site www.eproinfo.mec.gov.br.

Além de fazer parte do quadro efetivo de professores, será exigido dos participantes disponibilidade de cinco horas semanais para estudo e acesso aos conteúdos; domínio de navegação na Internet, pois o curso é à distância utilizando a plataforma e-proinfo; ter conta de e-mail pessoal e acessá-la diariamente e comparecer aos dois encontros presenciais marcados pela universidade parceira, em João Pessoa, representada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O programa está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) em parceria com secretarias de Educação e IPES (Instituições Públicas de Educação Superior). É de responsabilidade da Sedec a produção, oferta e certificação dos módulos.

Mídias na Educação – É um programa a distância com estrutura modular e o objetivo de proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação (TV e vídeo, informática, rádio e impressos) de forma integrada ao processo de ensino e aprendizagem, aos profissionais de educação, contribuindo para a formação de um leitor crítico e criativo, capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias. O programa possibilita diferentes percursos de aprendizagem e certificação.