PMJP instala nova iluminação ornamental em ruas do Centro

Por - em 33

Dentro do Projeto de Recuperação das Calçadas do Centro Histórico da Capital, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está implantando uma nova iluminação ornamental na Rua Desembargador Feitosa Ventura, ao lado do Paço Municipal. As melhorias consistem no funcionamento de seis postes de ferro ao longo da via, três deles já instalados.

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Hermes Felinto, as obras também fazem parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico da Capital e inclui o passeio público de 14 vias, com o objetivo de proporcionar mais conforto e segurança para os transeuntes que circulam pelas ruas do Centro da cidade.

Localizada em uma área comercial, a Rua Desembargador Feitosa Ventura é o endereço de vários estabelecimentos comerciais e a implantação da nova iluminação vai beneficiar comerciantes e clientes. Eu estou achando ótima essa iniciativa da Prefeitura de João Pessoa. Vamos poder estender o horário de atendimento com a instalação dessa nova iluminação, que vai nos dar a sensação de segurança, considerou a comerciante Mônica Cristina Lima, que trabalha no local há 40 anos.

O local já foi reformado obedecendo o padrão estabelecido para todas as 14 vias contempladas pelo projeto de recuperação das calçadas que atende a Norma Brasileira – ABNT NBR 9050/2004, e prevê a construção de rampas de acesso e a implantação da sinalização táctil para auxílio de pessoas portadoras de deficiência visual. A sinalização combina linguagem binária (alerta e direcional), que informa e direciona as pessoas em seus deslocamentos, formando trilhas com precisão e segurança, garantindo maior independência e segurança para que haja um fluxo adequado.

A ação está sendo viabilizada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por meio do Plano de Ações Integradas (PAI), com recursos de aproximadamente R$ 3 milhões. Além da Rua Desembargador Feitosa Ventura, também foram beneficiadas as vias Barão do Abiaí, Treze de Maio (trecho entre as ruas Padre Meira e Miguel Couto), Visconde de Pelotas (entre as ruas Arthur Aquiles Leal e Gabriel Malagrida), Padre Azevedo (entre as ruas Maciel Pinheiro e Beaurepaire Rohan), entorno do Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV) e Tenente Retumba.