PMJP instala totem ecológico que resgata história de João Pessoa

Por - em 82

O Largo da Gameleira ganhou um atrativo ecológico que promove o resgate fotográfico histórico-cultural da cidade. O local é um dos pontos turísticos mais visitados de João Pessoa e recebeu a exposição em homenagem aos 426 anos da capital paraibana. O totem é exclusivamente alimentado pela energia solar e sua instalação ocorreu por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura de João Pessoa e o Verdegreen Hotel, localizado no bairro de Manaíra.

O equipamento possui três faces e uma delas exibe fotos antigas da praia de Manaíra, com destaque para a árvore centenária da gameleira que empresta o nome para o espaço. A Igreja de Santo Antônio é outra imagem presente nas fotografias expostas no totem. A obra, datada do século XIX, é uma das construções em estilo barroco da cidade.

“A escolha do totem foi uma excelente forma de aliar o resgate histórico de João Pessoa com a promoção do desenvolvimento sustentável, que é uma das diretrizes desta gestão”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Ivan Burity.

Outra face do totem foi desenvolvida para deficientes visuais, escrita em braile e com imagens em relevo, além de piso tátil que identifica obstáculo à frente. Na última face está instalado um painel solar de 85W (com vida útil superior a 20 anos) que acumula a energia solar para reusá-la no período noturno. O equipamento possui uma luminária em Led que transmite a energia capturada. Desse modo, o totem aposta em tecnologia verde em prol do meio ambiente e do resgate da memória da cidade.

A confecção do equipamento foi realizada pelo Verdegreen Hotel que carrega o título de ‘Hotel Sustentável do Ano’. A iniciativa reforça a preocupação com o meio ambiente, englobando ainda responsabilidade social, tecnologia, cultura e design. “O uso de energia solar é uma realidade que pode ser aplicada de diversas formas. Com este equipamento, damos mais um passo em direção à inovação nesse sentido aqui no Brasil, e esperamos incentivar outras empresas a fazer o mesmo”, diz Luciana Alencar, diretora de gestão corporativa da Cadis3 Participações, empresa responsável pelo Verdegreen Hotel.