PMJP intensifica ações e orienta população para prevenir reprodução do mosquito

Por - em 65

Ações da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificam combate à dengue junto à população. Agentes de Saúde Ambiental (ASAs) realizam a inspeção e eliminação de criadouros de casa em casa e dão orientações à população para prevenir a reprodução do mosquito e identificar  possíveis focos. As ações estão acontecendo principalmente nas áreas em situação de alerta e de alto risco para a transmissão da dengue.

Com base nos dados do III Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti 2012 (LIRAa 2012), divulgado pelo Ministério da Saúde, as ações estão sendo realizadas nas áreas que apresentaram maior incidência da doença.

Os bairros com maior número de casos confirmados de dengue são Cristo Redentor, Bancários, Mangabeira, José Américo, Jaguaribe, São José, Mandacaru, Torre e Bessa. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, os moradores desses bairros devem ter atenção redobrada. “Todo cuidado é pouco, por isso estamos incluindo plantões aos sábados, fumacê, coleta de pneus inservíveis e mobilizações comunitárias”, advertiu.

Talita destacou que a participação da população é essencial para que o número de casos e focos de reprodução diminua, “A população é nosso maior fiscal. Quando não deixa água parada, denuncia focos de reprodução e permite a entrada do ASA, a população contribui de forma efetiva na diminuição da incidência da dengue”, explicou.

Bairro IIP % A. aeg (Índice de Infestação Predial – Aedes aegypti)
Jaguaribe e Cruz das Armas (A) 4,3
Cruz das Armas (B) e Oitizeiro (A) 3,8
Oitizeiro (B) 2,9
Alto do Mateus e Jd. Veneza 2,2
Água Fria, Geisel e João Paulo II (A) 1,8
Gramame (B) 1,1
Valentina e Planalto Boa Esperança 2,5
Mangabeira (A) 1,2
Mangabeira (B) 1,8
José Américo, Cidade Colibris e Cuiá 2,2
Jardim São Paulo, Conjunto dos Bancários, Anatólia e Jardim Cidade Universitária 2,3
Varadouro, Trincheira e Ilha do Bispo 1,6
Alto do Céu e Mandacaru 1,1
Torre, Expedicionários, Tambauzinho e Pedro Gondim 1,4
Castelo Branco, Miramar e Altiplano 3,4
Cabo Branco, Portal do Sol, Ponta do Seixas, Praia da Penha, Costa do Sol e Barra de Gramame 1,9