PMJP intensifica preparativos para início da Festa das Neves

Por - em 19

Está quase tudo pronto para a abertura oficial da Festa das Neves que acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 18h, com shows da cantora Roberta Miranda, Caronas do Opala e Luzinete. A estrutura montada no Ponto de Cem Réis é composta de um palco principal, um pavilhão com 30x10m e tablado com tenda para as apresentações da cultura popular.

Já na Praça Dom Adauto, a Prefeitura Municipal montou um pavilhão de serviços composto de oito boxes para atender a população. Os atendimentos serão oferecidos gratuitamente durante todos os dias da festa, entre 17h e 20h. “Serão oferecidos serviços de consulta ao Bolsa Família, emissão de carteira de trabalho e cartão cidadão, cortes da cabelo, distribuição de mudas, atividades corporais, oficinas de desenho e pintura, além de inscrições em cursos profissionalizantes, entre outros. Dez secretarias estarão envolvidas nesse trabalho”, destacou a coordenadora da Estação de Serviços, Helena Serrano.
Também foram instalados 32 banheiros químicos em toda a área da festa, incluindo os que atendem aos portadores de necessidades especiais. Os comerciantes que irão trabalhar no local também concluindo a instalação de suas barracas.

Segurança – As polícias civil e militar, bem como o Corpo de Bombeiros, 25 homens da Guarda Municipal e mais 41 seguranças particulares, vão garantir a presença do efetivo nos sete dias de festa. As três corporações participaram de todas as reuniões preparatórias e mais uma vez, reafirmaram apoio a festa e garantiram que vão estar presentes. Este ano, a Guarda Municipal vai ampliar seu serviço com a utilização de 16 motos. As motos-patrulhas vão atuar diretamente junto a população e dando apoio ao Samu, Sedurb e Sttrans, informou o superintendente da Guarda Municipal, José Bernardino.

Infraestrutura – A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), por meio da Diretoria de Manutenção, concentrou esforços para atender as demandas da festa da padroeira da cidade de João Pessoa. A Divisão de Iluminação da Seinfra implantou 45 refletores nas seguintes ruas: Arthur de Aquiles, Visconde de Pelotas, Vigário Sarien, Joaquim Nabuco, Odon Bezerra, Dom Pedro I, Acadêmico Aloísio Sobreira, 13 de Maio e Duque de Caxias.

A equipe de iluminação executou ainda serviços de manutenção na Praça Dom Adauto (Praça do Bispo) e nos pátios da Catedral Nossa Senhora das Neves e da Igreja São Francisco, além da troca de lâmpadas na Praça João Pessoa.

O setor de iluminação também vai fazer a instalação de pontos de energia nos palcos montados na festa, nos pavilhões instalados pela Prefeitura. A Secretaria de Infraestrutura disponibilizou três equipes para trabalhar durante o período da Festa das Neves, sendo dois grupos em regime de plantão e um terceiro com o caminhão muque, que ficará de sobreaviso.

As medidas adotadas pela Secretaria também incluíram a recuperação de meio-fios, linhas d’água, bocas-de-lobo e buracos nas vias que fazem parte do itinerário festivo, bem como nas ruas adjacentes.