PMJP intensifica trabalho de limpeza das galerias pluviais

Por - em 33

O período de chuva chegou e o trabalho da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), passou a se concentrar na limpeza das galerias pluviais, ação que tem o objetivo de evitar ou reduzir os alagamentos nessa época. A Secretaria conta com aproximadamente 70 homens trabalhando.

A diretora de Manutenção, Vânia Franca, lembra que a população, principalmente na época de chuva, deve evitar jogar lixo nas vias públicas. “As consequências do ato de jogar lixo na rua, mesmo um papel de bombom ou uma ponta de cigarro, são desastrosas”, reforça. Segundo ela, durante as limpezas feitas nas galerias as equipes retiram pneus, guarda-sol, televisão, animais mortos e principalmente descartáveis. A Seinfra chega a retirar até três caminhões por semana de lixo, a maior parte concentrada nos canais localizados no Alto do Mateus, Bairro do Novais e no Bessa, por serem lançamento dos sistemas de drenagens dessas localidades.

A população pode contribuir com a Administração Pública também denunciando a retirada de tampas de concreto e grelhas de ferro das galerias. “No período das chuvas é que a população passa a ter uma noção maior de como a ausência desses equipamentos prejudicam o serviço de manutenção realizado pela Prefeitura”, observa.

Ela explica que na época de chuva todo o lixo jogado nas vias públicas é arrastado para as galerias obstruindo o escoamento da água. Nos pontos nos quais não há tampa de concreto ou grelhas o lixo passa a obstruir a tubulação interna de drenagem, o que aumenta o tempo e o grau de dificuldade para a limpeza do equipamento. O acúmulo de lixo também se configura como um grande problema nos rios, nos quais são retiradas toneladas de lixo pela Emlur. A Seinfra trabalha em parceria, cedendo à Emlur equipamentos como retroescavadeiras e caçambas.

A diretora de Manutenção, Vânia Franca, também lembra que os motoristas e motoqueiros devem evitar estacionar ou passar por cima das tampas de concreto e das grelhas, porque o material não foi dimensionado para suportar o peso desses veículos. A população pode entrar em contato com a Seinfra através do número 3214-7216 para solicitação de serviços ou denúncias.