PMJP investe em estrutura e qualidade do ensino nos Creis

Por - em 35

Com as melhorias implantadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que incluem investimentos na estrutura e na qualificação do professor, os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) têm correspondido às expectativas de pais e educadores. São 39 Creis distribuídos em diversos bairros da Capital que funcionam diariamente das 07h às 17h, atendendo hoje a 3.920 crianças.

Com capacidade para atender 120 crianças de 2 a 5 anos de idade, cada Crei é composto de quatro amplas salas de aula, brinquedoteca, um espaço coberto e outro descoberto para o recreio, cozinha, almoxarifado e uma secretaria. Durante 10 horas por dia, as crianças têm ensinamentos pedagógicos, aulas de arte, educação física, cinco refeições diárias (café da manhã, almoço, dois lanches e jantar) e recreio. Cada unidade conta com cozinheira, auxiliar de cozinha, auxiliares de limpeza, diretora, lavadeiras, técnico especialista em pedagogia, professoras e monitoras.

As crianças de 2 e 3 anos de idade participam mais de brincadeiras educativas para conhecer as letras do alfabeto e as vogais. Já os de 4 e 5 anos começam a aprender a juntar as letras e a formar algumas palavras.

Francimar Texeira Santos tem duas filhas matriculadas no Crei Drª Rita Gadelha de Sá, no bairro dos Bancários. “Aqui é bom. Nossos filhos têm um ótimo ensino, uma boa alimentação e são bem cuidados. Eu e minha esposa trabalhamos e ficamos tranquilos por elas estarem sendo bem educadas”, disse ele.

Laudicéia Paulo da Silva elogiou o ensino oferecido. “As crianças são educadas, cuidadas, tem uma ótima alimentação e eu posso ir trabalhar em paz porque sei que quando voltar pra buscar ele vai estar bem limpinho e alimentado. Mas eu estou preocupado porque esse é o último ano do meu neto no Crei”, falou Laudicéia.

A diretora do Crei dos Bancários, Clesilda Maria Gomes de Sousa, ressaltou a qualidade do ensino: “A evolução no ensino da educação infantil vem crescendo com as formações dos professores para que eles possam trabalhar melhor com as crianças. A cada 15 dias eles e os monitores são treinados para que a educação evolua cada vez mais”.

Novas unidades – No mês de agosto o prefeito Luciano Agra assinou a ordem de serviço para a construção de cinco novas unidades que vão atender comunidades em quatro bairros e beneficiar cerca de 600 crianças. Os investimentos correspondem a R$ 2,5 milhões em recursos próprios do município.

As novas unidades para a Educação Infantil serão construídas nas comunidades Jardim Laranjeiras, no José Américo; Nova República, no João Paulo II; Santa Clara, no Castelo Branco; e ainda Sonho Meu e Santa Bárbara, no bairro do Valentina Figueiredo. Nos últimos cinco anos, o Governo Municipal construiu dez novos Creis, com investimentos de R$ 4,5 milhões.