PMJP investe em redes sociais para interagir com a população

Por - em 19

O mundo virtual, através das suas redes sociais, vem aproximando cada vez mais as pessoas. Os recursos que esses implementos oferecem, através da Internet, são capazes de transmitir informações e ideias em segundos. Nesse contexto digital, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Comunicação (Secom), vem investindo em novas tecnologias, oferecendo para o público mídias na web como Orkut, Twitter e Youtube. A principal intenção é massificar as informações referentes à gestão municipal nos mais diversos canais online.
 
O analista web da Secom, Xhico Raimerson, explicou que ao adotar novas ferramentas online, a prefeitura dá um passo essencial para manter uma ligação direta com a população, interagindo em tempo real com os mais diversificados públicos. Ele lembra que, através da Internet, é possível o cidadão obter informações dos programas e projetos da gestão municipal, fazer críticas e elogios, além de contribuir para uma melhor qualidade de vida dos que moram em João Pessoa com ideias que possam ser absorvidas pelos gestores.
 
Xhico Raimerson lembra o caráter pioneiro, no Estado, no que diz respeito a uma prefeitura ter uma política voltada especificamente à chamada rede social, citando que na comunidade da prefeitura no Orkut, por exemplo, serão implantados, em breve, fóruns, enquetes, programação cultural, dentre outros assuntos de interesse público.
 
O Twitter, explica Raimerson, funciona de forma similar ao Orkut, divulgando as ações da prefeitura em tempo real, interagindo diretamente com o usuário. O analista web também fala da inserção dos vídeos institucionais e educativos que estão sendo postados no Youtube, o que possibilita ao cidadão, mesmo fora de João Pessoa, ter acesso às ações da gestão municipal.
 
Por fim, Xhico Raimerson diz que, além da rede social que está sendo construída, outros canais online já são oferecidos pela gestão, citando o Portal da Prefeitura (www.joaopessoa.pb.gov.br), no qual a comunidade tem acesso, com transparência, aos gastos públicos, à Ouvidoria, ISS, Portal do Contribuinte, Portal do Fornecedor, IPTU e TCR, além das matrículas online. “Além de todos esses serviços, a prefeitura estará, ainda neste mês, implantando a ‘Cidade Digital’, que vai oferecer internet de banda larga, de forma gratuita, em pontos estratégicos da cidade”, lembrou.