PMJP investe na educação e possibilita melhor infraestrutura e aprendizado aos alunos

Por - em 50

Nesta quinta-feira (15 de março) é comemorado o Dia da escola. E para oferecer uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de João Pessoa, nos últimos anos, reformou, ampliou e construiu novas escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), além de investir na capacitação dos professores. Só no ano de 2011, foram investidos R$ 24.391.692,00 em recursos próprios na educação.

A rede municipal possui atualmente 95 escolas, sendo 13 delas em tempo integral, e 42 Creis. São cerca de 60 mil alunos matriculados nos Creis, Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos, Brasil Alfabetizado e Projovem Urbano.

Tempo Integral – As escolas que seguem este perfil pedagógico funcionam da seguinte forma. No turno da manhã os alunos assistem às aulas normalmente. Já no período da tarde, eles participam de atividades complementares como orientação para estudo e pesquisa (componentes curriculares); formas de comunicação (rádio, jornal, hora do conto, entre outros); práticas corporais (karatê, xadrez, volei, capoeira, ginástica rítmica, judô e handebol); além de linguagens artísticas (canto, flauta, música, teatro, plásticas, dança, violão, coral e percussão).

Thiago Silvino Santos, de 15 anos, aluno do 7º ano da Escola Chico Xavier, no bairro do Bessa, disse estar gostando do aprendizado na escola tempo integral. “Eu sou novato na rede municipal e não tenho o que reclamar. Temos uma infraestrutura maravilhosa e toda assistência necessária. Faço aula de hip hop á tarde e essas oficinas são ótimas porque é melhor do que está em casa sem fazer nada”.

A tia do estudante Thiago Silvano também comemora as melhorias e os investimentos realizados pela Prefeitura no ensino público. “É uma escola excelente. Tem biblioteca, oficina, e eu digo a ele todos os dias para aproveitar ao máximo essa estrutura que a prefeitura está nos oferecendo”, ressalta Helena Silva.

A PMJP também criou escolas-padrão que possuem ambiente escolar com dois pavimentos, dez salas de aula, laboratórios de informática e ciências, sala de artes, de vídeo, biblioteca, banheiros, administração, diretoria, sala dos professores e secretaria, além de ginásio de esportes com toda a infraestrutura de vestuários, banheiros e arquibancadas.

Educação Infantil – Atende as crianças do Pré I e Pré II, na faixa etária de 4 e 5 anos. Elas entram na unidade às 7h e só saem às 17h, tendo cinco refeições diárias, inclusive lanche, cuja dieta é elaborada por uma nutricionista. No turno da manhã, as crianças têm atividades pedagógicas que auxiliam na aprendizagem da leitura e da escrita. Já à tarde, é oferecida recreação, porém levada em conta à parte do aprendizado. Os alunos também são orientados sobre os cuidados com a higiene pessoal.