PMJP investe R$ 1,2 milhão nas festas de Carnaval da cidade

Por - em 29

Os investimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o Carnaval 2010 da Capital ultrapassam a casa de R$ 1,2 milhão. Os custos contabilizados somente pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) chegam a R$ 767.700,00. Outras secretarias e órgãos municipais investiram R$ 400 mil em custos de serviços e suportes (segurança, ordenamento de trânsito, infraestrutura, limpeza e atendimentos emergenciais móveis).

Do montante investido pela Funjope foram destinados R$ 150 mil ao projeto ‘Folia de Rua’, mais R$ 150 mil para contratações de atrações e serviços do bloco ‘Muriçocas do Miramar’ , além de R$ 150 mil em apoio ao carnaval dos bairros.

Tradição – Com início datado oficialmente em 1918, o Carnaval Tradição chega aos seus 92 anos de muita resistência. Este ano, visando a valorização de um dos eventos mais tradicionais da Capital, a Gestão Municipal disponibilizou R$ 150 mil para a organização e infraestrutura do evento que cobriram os custos com a comissão julgadora, premiação e montagem da estrutura do desfile da avenida Duarte da Silveira.

No caso das agremiações carnavalescas a PMJP disponibilizou uma subvenção no valor de R$ 135.500 e outros R$ 32.200 para cobrir os custos com as prévias do ‘Carnaval Tradição’ em cinco bairros da Capital.

O diretor executivo da Funjope, Chico César, explica que “estes valores investidos mostram que João Pessoa encontrou o seu próprio caminho para realizar os festejos carnavalescos, uma vez que o carnaval da cidade, com as suas gigantescas prévias como ‘Folia de Rua’, ‘Muriçocas do Miramar’ e prévias nos bairros, começam bem antes do Carnaval de outras cidades, para terminar apenas na quarta-feira de cinzas”.

Chico César ressalta ainda que é “neste sentido que o poder público municipal faz a sua parte quando apóia todas as manifestações carnavalescas, mas prioriza o Carnaval Tradição. Entretanto, falta que a iniciativa privada local, regional e nacional abracem de fato a cidade como parceira, neste evento que cresce ano a ano e envolve cada vez mais pessoas, entre paraibanos e turistas”.