PMJP investe R$ 2,4 milhões na construção de três novas praças

Por - em 32

Três novas praças estão sendo construídas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nos bairros de Costa e Silva, Padre Zé e Mangabeira (Cidade Verde). As obras somam investimentos próprios na ordem de R$ 2,4 milhões e são compostas de quadra poliesportiva e de areia, playground, pista de skate, bancos, anfiteatro, mesas de jogos, estação do livro e academia de ginástica da terceira idade.

Esses novos espaços, segundo a arquiteta e diretora de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Susana Acioli, estão sendo erguidos não apenas por causa da topografia do terreno e dos metros quadrados disponíveis para abrigá-lo, mas a partir das prioridades definidas pela população durante as plenárias do Orçamento Democrático (OD). Susana enfatiza que a partir da prioridade definida, a equipe de profissionais da Seplan vai a campo, colhe dados técnicos sobre a área e analisa o perfil do bairro e seus indicadores sociais.

Desta forma, as praças são pensadas, de acordo com a arquiteta, para a acolhida das pessoas, aproximar e fortalecer vínculos entre os habitantes de cada localidade, além de harmonizar o verde à arquitetura do entorno, oxigenando a cidade com um paisagismo planejado que ajuda a preservar as espécies nativas. “Em cada praça buscamos manter a vegetação existente e complementamos a massa arbórea com mudas nativas provenientes do Viveiro Municipal”, argumenta a arquiteta e paisagista Heignne Jardim.

Acessibilidade – Os projetos das 35 praças já construídas e reformadas em João Pessoa, nos últimos cinco anos, não perdem de vista as normas de acessibilidade. Autonomia, segurança e respeito à cidadania integram a política de facilitação de mobilidade urbana adotada pelo Governo Municipal, em cumprimento à legislação federal (Norma Brasileira – ABNT NBR 9050/2004) que prevê o direito de ir e vir a todas as pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. As rampas e pisos livres de barreiras permitem que as brincadeiras, o esporte, a caminhada e a conversa jogada fora voltem à cena a cada novo dia em um cenário que não impõe limites aos seus freqüentadores.