PMJP investe R$ 335 mil na reforma da UTI do Santa Isabel

Por - em 35

Trezentos e trinta e cinco mil reais. Este foi o valor investido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) na reforma completa, ampliação e modernização da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Isabel, que será inaugurada na próxima segunda-feira (28), às 10h.

Segundo Aleuda Nágila, diretora do Hospital, a reforma na UTI possibilitou um aumento no número de leitos de seis para dez, sendo um deles destinado ao isolamento. A unidade funcionará no primeiro andar, em ala exclusiva com acesso restrito para a equipe médica e familiares do paciente. “A UTI foi plenamente reconstruída e adequada aos padrões exigidos pela vigilância sanitária. Esta unidade está muito além das existentes nos hospitais públicos e até particulares da Capital, chegando a ser considerada uma referência no Estado”, ressaltou Aleuda.

A obra na parte física englobou a recuperação de toda rede hidráulica e elétrica, a implantação da estrutura de climatização e sonorização de última geração, aquisição de equipamentos modernos, além da capacitação de todos os profissionais que integram a equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Humanização – “As equipes prestarão assistência aos pacientes durante 24 horas por dia. Em relação aos familiares, existe todo um processo de acolhimento na chegada, informações do quadro clínico durante a permanência do enfermo na unidade, bem como orientações necessárias no momento em que for dada a alta hospitalar. Ou seja, um atendimento integral e humanitário, como enfatiza a política pública de saúde da gestão de Ricardo Coutinho”, explicou a diretora.

Os leitos no setor de UTI são disponibilizados para pacientes com quadro clínico grave, descontrole respiratório, quadro de acidente vascular cerebral (AVC) e politraumatismo. No período que o paciente estiver internado, ele poderá receber duas visitas diárias com horários estabelecidos. O primeiro será das 10h às 11h, onde a equipe multidisciplinar tirará todas as dúvidas sobre o estado clínico do paciente. A segunda acontece às 15h e será permitido o acesso a todos os parentes. A duração da visita nesse período também é de uma hora.

Para a diretora do hospital Santa Isabel, a ampliação no número de leitos de UTI significa mais tranqüilidade no atendimento médico. “A entrega dessa UTI significa acima de tudo desafogar a porta de urgência do Santa Isabel, dando mais segurança aos próprios pacientes. Também ficaremos mais tranqüilos na questão de pacientes que se submeteram a cirurgias, principalmente os idosos, que precisam de uma atenção especial no processo de pós- operatório”, reforçou Aleuda.

Outras melhorias
– O Hospital também ganhou a reforma da Central de Esterilização, com a aquisição de equipamentos de ponta. No cronograma de obras realizadas pela Prefeitura de João Pessoa, o Santa Isabel será contemplado com uma outra etapa, que compreende a reforma, adequação e ampliação dos setores de urgência e emergência.

“A obra de reforma geral do Hospital inclui duas etapas, sendo a primeira a ampliação da UTI e a outra as melhorias no setor de urgência e emergência. O orçamento total é de R$ 937 mil reais. A maior parte desse investimento é da PMJP. O restante é contrapartida do Ministério da Saúde (MS). Essa nova etapa será iniciada de imediato”, informou Cássia Reis, engenheira da Secretaria Municipal de Saúde.