PMJP lança 1ª etapa do programa Qualifica-JP nesta sexta-feira

Por - em 51

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), lança nesta sexta-feira (04) a primeira etapa do Programa Qualifica JP/2012. O evento acontece no Cine Banguê da Fundação Espaço Cultural, bairro Tambauzinho, às 16h. Este ano, serão oferecidos 19 cursos profissionalizantes que terão início já na segunda-feira (7), com 50 turmas.

Os interessados em fazer parte de alguma turma, devem fazer as inscrições nos Centros de Referência da Cidadania (CRC) e da Assistência Social (CRAS) dos bairros, no horário de 8 às 12h e das 14 às 17 horas. Poderão se inscrever jovens com idade a partir de 16 anos que estejam inseridos no CadÚnico, sejam beneficiários de programas sociais e residam nas comunidades dos bairros das 14 Regiões do Orçamento Democrático (OD). Os documentos necessários para efetivar a inscrição são cópia do RG, CPF e o NIS.

Entre os 19 cursos profissionalizantes está o de cabeleireiro, eletricista predial, recepcionista, montagem e manutenção de micro, manicure, camareira, garçon, corte e costura, atendente de hotel e mecânico de motos. Os cursos são oferecidos nos três períodos (manhã, tarde e noite) e em dias alternados.

Programa – O Qualifica JP foi iniciado no ano de 2010 com cursos de capacitação profissional e é promovido pela SEDES através da Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (DIPOP). Desde que foi implantado, já foram inscritas mais de 5 mil pessoas e atendidas em média 700 alunos. Destes, 30% foram inseridos no mercado de trabalho.

Segundo Cira Maia, coordenadora do Qualifica JP, em 2012 o Programa será desenvolvido com uma nova forma de organização, na busca de melhoria de sua estrutura em todos os níveis. Uma dessas modificações é o período do curso que diminuiu de 6 para 4 meses. “Estamos não só ampliando a oferta dos cursos, mas buscando excelência na qualidade e desempenho, melhorando os índices de inserção no mercado de trabalho e aprimorando estratégias de combate à evasão”, informou.

Ela lembra que o grande objetivo do Qualifica JP é a promoção e qualificação profissional de cidadãos com idade igual ou superior a 16 anos com vistas à inserção no mercado de trabalho, possibilitando avançar no enfrentamento à pobreza e a desigualdade social. “Com o programa pretendemos contribuir para melhorar os índices das desigualdades de gênero, raça e etnia”, destacou.

Meta – Uma das metas do Qualifica JP é inserir 30% das pessoas qualificadas no mercado de trabalho, ou seja, 170 a 200 jovens, sobretudo no primeiro emprego. No decorrer dos cursos, os alunos irão participar de oficinas culturais e palestras a respeito da Violência contra as Mulheres, Combate às Drogas, em especial o crack, e Empreendedorismo.

Parceiros – Para o desenvolvimento do Qualifica JP, a Prefeitura Municipal conta com a parceria do Ministério Público, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Movimentos Sociais, Organizações Comunitárias, ETC/PB, IFPB,  UNIPÊ, SINE/empresa, Banco de Alimentos, Procon, Semob, TV Cidade de João Pessoa, Instituto Embeleze e Funatec.

Confira a relação dos cursos por região, vagas e locais no link