PMJP lança campanha ‘Praia Limpa’, no próximo domingo

Por - em 27

‘Tá limpeza? Então tá limpo’. Esse é o slogan da campanha ‘Praia Limpa’ deste ano, que será lançada no próximo domingo (6) pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP). O evento vai ocorrer em frente ao Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco, e contará com a animação do grupo de hip-hop do Projeto Agente Jovem, que fará uma apresentação especial ao lado do grupo de percussão da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), o ‘Baticumlata’.

A iniciativa, coordenada pela Emlur, desenvolverá ações de educação ambiental e intensificará o trabalho de limpeza na região da orla pessoense, que tem cerca de 25 quilômetros de extensão. A ação será realizada para que a cidade permaneça limpa mesmo durante o verão, período em que ocorre o aumento do fluxo de pessoas com a chegada dos turistas.

O trabalho
– Durante a campanha, dez educadores ambientais e 40 fiscais da Autarquia, em parceria com 75 alunos do Projeto Agente Jovem, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), abordarão a população falando da necessidade de manter a praia limpa e dos problemas acarretados ao se jogar lixo em local inadequado. Além disso, haverá a distribuição de saquinhos de mão e para colocar no câmbio dos veículos, onde as pessoas devem depositar os resíduos produzidos nesses locais. A abordagem será feita na praia e nos principais corredores que dão acesso à orla.

Parceiros – Além disso, a campanha contará com a parceria dos barraqueiros que trabalham na região. “Para o ‘Praia Limpa’ desse ano ganhamos um reforço especial. Os comerciantes serão nossos parceiros no trabalho educativo e de limpeza. Eles se encarregarão de manter o espaço onde trabalham limpo e ainda abordarão os clientes levando informações sobre a campanha”, comentou a superintendente da Emlur, Laura Farias Gualberto. Ela contou ainda que durante a campanha os barraqueiros receberão informações sobre a coleta seletiva, para que essa forma de separação de resíduos seja implantada nos estabelecimentos.

Limpeza
– Paralela à atividade de educação ambiental, o trabalho de limpeza na região da orla será intensificado. Atualmente, ele é realizado por 60 agentes de limpeza que se revezam durante os três turnos. Com a chegada do verão, esse número será ampliado para 90 pessoas, que trabalharão para que a praia fique bem cuidada durante a estação do sol.

“Nessa estação temos um fluxo maior de pessoas em nossas praias e, por isso, intensificaremos as nossas ações e ampliaremos as equipes. Mesmo com a grande movimentação, pessoenses e turistas terão as praias limpas em todos os turnos”, garantiu o diretor de Operações, Orlando Soares.

Mudança de hábito
– A superintendente Laura Farias Gualberto informou que a campanha educativa, realizada no litoral de João Pessoa, tem o objetivo de chamar atenção da população para os problemas gerados pela sujeira. “Nós queremos mostrar que o lixo gera vários transtornos, acarreta doenças e ainda afasta os turistas da cidade. Através da campanha, visamos provocar a mudança de atitude da população que, além de não sujar, será a nossa fiscal e orientará aqueles que jogam lixo em local inadequado”, comentou.

Além do slogan ‘Tá limpeza? Então tá limpo’, a campanha trará a mensagem ‘Curta o verão sem poluir a cidade. Jogue lixo no lixo’. Já o ‘garoto propaganda’ será um contentor (recipiente de coletar lixo) estilizado, na cor vermelha, que traz o nome da Emlur e uma vassoura na mão.