PMJP lança campanha da faixa e entrega mais 33 ônibus adaptados

Por - em 34

“Faixa de Pedestre: A Gente Respeita e a Cidade anda Melhor”. Esse é o slogan da terceira edição da campanha de travessia na faixa de pedestre que será lançada com um café da manhã para autoridades, representantes de diversos segmentos da sociedade pessoense e imprensa, na Estação Ciência, às 8 horas, na próxima terça-feira (19). A campanha é promovida pela Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) e tem como objetivo orientar motoristas e pedestres para a importância de utilizar a faixa e, assim, evitar acidentes no trânsito. Durante o lançamento da campanha, mais 33 novos ônibus adaptados para atender aos portadores de necessidades especiais serão entregues à população. Destes ônibus, três são articulados. O evento contará com a presença do prefeito Ricardo Coutinho.

O foco da campanha este ano está no respeito mútuo entre os condutores de veículos e os pedestres. Equipes formadas por agentes de Educação para o Trânsito estarão nas principais ruas e avenidas da cidade com faixas orientando a população sobre a importância de respeitar a sinalização e o próximo. “A campanha já foi realizada em anos anteriores, desde a primeira gestão do atual governo municipal, e apresentou um ótimo resultado quanto à modificação no comportamento e mentalidade dos pessoenses. Todos os anos ela passa por uma atualização e por isso é tão bem recebida pela população”, disse a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Aproveitando o verão e o aumento do fluxo de turistas na cidade, a campanha será iniciada na região das praias de Tambaú e Cabo Branco. Logo em seguida, os trabalhos serão espalhados por toda a Capital, chegando principalmente às ruas e avenidas que apresentam grande tráfego de veículos. Na volta às aulas, atividades também serão desenvolvidas em escolas públicas e privadas. As equipes de Educação para o Trânsito da STTrans oferecerão brindes aos condutores que pararem antes da faixa, permitindo a passagem tranquila dos pedestres, como para-sol, calendários e lixeirinhas para carros.

Os pedestres também serão abordados e orientados a só atravessar a rua na faixa designada para eles. “Muitas vezes o condutor do veículo já sabe que tem que parar antes da faixa e o problema está nos pedestres que teimam em atravessar em qualquer local da via”, afirmou o coordenador de Educação para o Trânsito, Eugênio Sales de Sousa.

Ônibus acessíveis – A entrega dos ônibus chamará atenção da população pessoense, que vai ter, pela primeira vez na cidade, ônibus articulados, conhecidos popularmente como ônibus-sanfona. Dos 33 veículos que serão entregues, três são deste tipo. Todos os ônibus possuem elevador que dá acesso com mais facilidade aos cadeirantes, portas mais largas que as dos ônibus convencionais, mais espaço em cadeiras destinadas a obesos e grávidas, corrimões especiais para deficientes visuais, sinal de parada com escrita em braile e um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento da porta, garantindo ainda mais a segurança aos usuários.