PMJP lança cartilha e vai plantar 400 novas árvores na Capital

Por - em 30

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) comemora a Semana do Meio Ambiente entre os dias 4 e 8 de junho com diversas ações voltadas para a conscientização ambiental, com destaque para o plantio de 400 árvores na cidade. Este ano, a programação foi elaborada a partir das ações da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) junto com outros órgãos da administração municipal como as secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Turismo (Setur), Desenvolvimento Social (Sedes) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

A abertura da semana será na quarta-feira (4), às 9h, com uma solenidade no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). Na oportunidade será lançada a Cartilha de Arborização Urbana e ainda haverá palestras com especialistas que vão discorrer sobre temas ambientais. Encerrando a programação do dia, a PMJP vai promover um plantio de mudas de árvores nativas na praça Quatro Amigos, no bairro Alto do Mateus.

Na quinta-feira (05) a programação começa cedo, às 6h, com uma caminhada que sai do Busto de Tamandaré, em Tambaú, até o Sesc Cabo Branco onde será servido um café da manhã para os participantes: membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos ambientais e o público em geral. Às 7h, a atividade será no Viveiro Municipal de Plantas Nativas de onde sairá uma caminhada até o Vale do Rio Gramame, além de apresentações culturais com o Trio de Forró Raízes do Vale e Cirandeiros do Vale do Gramame.

Ainda na quinta-feira, às 8h, no Parque Solon de Lucena, o público poderá visitar a ‘I Mostra sobre Meio Ambiente e Saúde’ – uma promoção do Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis (Ibama) e às 9h, o plantio de árvores nativas na Lagoa. A programação deste dia será encerrada às 15h no Sesc-Centro, com um desfile de roupas confeccionadas com material reutilizado.

Na sexta-feira (6) as atividades serão concentradas no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), com início às 8h. Estão previstas oficinas de artes e plantio de árvores na comunidade Asa Branca, vizinha ao Parque. Às 14h, o plantio será em Mangabeira na área em frente à maternidade Santa Maria onde está a nascente do Rio Cabelo. No domingo (8), às 15h, as comemorações do 3º ano do Sarau Poético ‘Palavra Plantada’, que ocorre a cada 1º domingo de cada mês, na Bica, encerrará as atividades da Semana do Meio Ambiente.