PMJP lança Guia de Serviços e anuncia ampliação da Ouvidoria

Por - em 29

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou na tarde desta sexta-feira (22) o Guia de Serviços do SUS e foi anunciada a ampliação da Ouvidoria da Saúde. Serão distribuídos inicialmente 55 mil exemplares, gratuitamente, para os usuários do Sistema Único de Saúde em João Pessoa.

Durante o lançamento, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e a secretária de Saúde, Roseana Meira, ressaltaram a importância de uma política pública com a participação do povo. “O lançamento do Guia é um avanço na saúde. A saúde de João Pessoa está avançando e vemos isso, por exemplo, quando sabemos que 110 mil consultas são realizadas por mês na cidade”, comentou Ricardo.

A secretária Roseana Meira lembrou que o Guia da Saúde é uma parceria com o Governo Federal. “Um lançamento como o deste Guia é importante porque permite que a população participe das ações do governo, tanto através do Orçamento Democrático, para o desenvolvimento da cidade, como da Ouvidoria Municipal e das Ouvidorias setoriais da Saúde e da Educação. Este é um novo jeito de governar a cidade, possibilitando canais de informação para a comunidade, para que reivindiquem e sugiram melhoramentos para a cidade”, comentou.

Uma usuária do SUS recebeu oficialmente um Guia das mãos do prefeito, simbolizando a entrega deste serviço a todos os pessoenses. Além do Guia da Saúde, foi lançando um jogo educativo para crianças, para que desde cedo elas aprendam quais são seus direitos como usuários do Sistema Único de Saúde.

Como parte de um seminário de sensibilização para o serviço do SUS, houve painéis para discutir o serviço. A secretária de Saúde, Roseana Meira, falou sobre a política de saúde do município de João Pessoa. A ouvidora municipal, Tânia Brito, explicou como funciona a ouvidoria de João Pessoa. Adalberto Fulgêncio, diretor do departamento de Ouvidoria Geral do SUS, falou sobre a ouvidoria como instrumento de Gestão Estratégica para o fortalecimento do serviço de saúde. Falando sobre o perfil do Ouvidor, Aristóteles Santos, presidente da Articulação Nacional de Ouvidores públicos, representou a entidade.

Para entrar em contato com a ouvidoria da Saúde, as pessoas podem ligar para o número 3214-7968, mandar e-mail para ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br ou ir pessoalmente à sede da Secretaria Municipal de Saúde.