PMJP lança movimento pelo parto normal como direito da gestante

Por - em 29

Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (09) no Hotel Caiçara, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oficializou o lançamento do Movimento João Pessoa em defesa do Parto Normal. O movimento, que pretende promover o parto normal como direito fundamental à gestante, acontece em parceria com a Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres.

Representando o prefeito Luciano Agra, a secretária de Planejamento, Estelizabel Bezerra, lembrou as ações construídas pela gestão relativas às garantias dos direitos humanos na Capital. “Há cinco anos os gestores não falavam em direitos reprodutivos e sexuais. O poder público não tratava das vítimas de violência, por exemplo. Nossos gestores hoje fazem isso porque são cidadãos comuns, que entendem e necessitam dessas políticas. Estamos celebrando vários avanços estruturais e mudanças de comportamento”.

Representando a SMS, a diretora da Atenção à Saúde do Município, Cláudia Veras, destacou o cuidado da gestão em diminuir a mortalidade materna e infantil. “Este seminário celebra o compromisso do parto e do nascimento”.

Já a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes, lembrou que a gestão trabalha em parcerias “Vemos aqui a importância das ações intersetoriais. Essas ações estão refletindo como avanço na luta dos direitos das mulheres”, lembrou.

As oficinas começaram ainda na tarde de quarta-feira, abordando os temas “O papel das Doulas na humanização do parto e nascimento” e “Técnicas e dinâmicas de grupos para gestantes”. O seminário seguiu durante esta sexta-feira (10) com uma nova programação envolvendo o tema da atenção humanizada no parto normal e as experiências e desafios na atenção integral à saúde da mulher.