PMJP lança na sexta-feira Banda Marcial da Educação

Por - em 44

A ‘Banda Marcial da Educação do Município de João Pessoa’ será lançada pela secretaria de Educação (Sedec) nesta sexta-feira (2), às 16h, no Centro Administrativo Municipal (CAM). A criação da banda faz parte das ações do Plano de Ações Integradas (PAI) 2009-2010, lançado no último dia 21 de setembro pelo prefeito Ricardo Coutinho (PSB), com as principais obras e investimentos que serão realizados na Capital no valor de R$ 305 milhões.

No lançamento do PAI, Ricardo Coutinho anunciou a criação de mais 13 bandas marciais, entre elas, a Banda Marcial da Educação do Município. Já criamos 17 bandas e agora vamos criar mais 13, além de investir mais em instrumentos, uniformes e calçados, declarou o prefeito na ocasião.

A Banda Marcial da Educação possui 100 componentes, entre instrutores de música e dança, balizas, corpo coreográfico, linha de frente e instrumentos de metais e percussão, além de alunos que se destacaram nas bandas das escolas da rede municipal, que foram selecionados para compor a nova estrutura.

Segundo o coordenador de Bandas e Música da Secretaria de Educação, Júlio César, os objetivos são mostrar o trabalho de musicalização realizado pela educação do município, educando a criança e o adolescente através da música; promover oficinas em comunidades e participar de campeonatos e eventos. “A prefeitura já investiu mais de 1 milhão de reais nas bandas marciais do município, entre instrumentos, uniformes e qualificação dos profissionais”, frisou.

A chefe de gabinete da secretaria de Educação, Luciane Sarmento, disse que a criação da banda só foi possível graças aos investimentos que vem sendo feitos desde o início da gestão do prefeito Ricardo Coutinho. “A prefeitura investiu 750 mil reais na aquisição de 600 novos instrumentos musicais para Bandas Marciais, que foram entregues no dia 20 de julho, e dentro das ações do PAI, as bandas foram contempladas mais uma vez”, frisou.