PMJP lança novo programa e amplia ações para retirar crianças das ruas

Por - em 36

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) lança nesta quinta-feira (21), às 16h, no Busto de Tamandaré, o Programa Ruartes, mais uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) que vai ampliar o trabalho de erradicação de crianças e adolescentes em situação de risco das ruas da Capital, através do esporte, lazer e artes.

O secretário de Desenvolvimento Social, Alexandre Urquiza, explica que o Ruartes foi uma experiência implantada pela atual gestão que deu certo. “Formado inicialmente com um grupo de educadores sociais que desenvolviam, nas ruas, atividades ludo-pedagógicas, o Ruartes conta hoje com três equipes compostas por psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, estagiários e motoristas, em veículos devidamente identificados que atuam 24 horas nos espaços detectados como de maior circulação desses meninos e meninas”.

O Programa Ruartes é parte de um conjunto de ações que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), desenvolve na perspectiva de garantir a crianças e adolescentes em situação de rua e seus familiares, a proteção social no que diz respeito à segurança de sobrevivência, acolhida, convivência familiar e comunitária.

A proposta é que o Ruartes trabalhe identificando a presença de crianças e adolescentes em situação de violação de direitos, seja em relação ao trabalho infantil, abuso ou exploração. Com este grupo, são realizadas oficinas educativas, artísticas e culturais, como capoeira, artes e lazer, buscando resgatar a auto-estima e dignidade. “A criação de uma relação de confiança e de um vínculo afetivo destes meninos e meninas com a equipe é um dos pontos fortes do programa, que desde sua criação no segundo semestre de 2006 até o final do ano passado realizou cerca de 300 atendimentos”, enfatiza.

A solenidade de lançamento do Programa Ruartes terá a participação do Circo Ruartes e apresentações do ‘Latocando’, Grupo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), além da distribuição de material explicativo sobre o programa.