PMJP lança o ‘Brasil Afroempreendedor’ para fortalecer pequenos negócios

Por - em 349

lançamento_brasilafroempreendedor_foto_dayseeuzebio_ (102)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) formalizou parceria com Instituto Adolpho Bauer (IAB) e o Sebrae Nacional para prestar assessoria técnica para o fortalecimento de pequenos negócios, através do projeto Brasil Afroempreendedor. A solenidade de lançamento foi realizada na manhã desta quarta-feira (12), no Gabinete do Prefeito, no Paço Municipal.

A coordenadora Municipal de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da PMJP, Socorro Pimentel, destacou que o projeto é uma oportunidade às dificuldades de acesso e permanência no mercado de trabalho que, segundo ela, ainda existem na sociedade. “É uma luta de parcerias com o objetivo de que o empreendedor negro seja efetivado de fato dentro da sociedade. Uma parceria para que este empreendedor tenha visibilidade no mercado. É uma iniciativa muito importante da gestão do prefeito Luciano Cartaxo, que valoriza a população negra, que historicamente encontrou tantas dificuldades no mercado de trabalho”, frisou.

Segundo o secretário do Trabalho, Diego Tavares, o Banco Cidadão da PMJP já concede o apoio aos empreendedores da Capital, no que se refere ao crédito e à capacitação de gestão dos recursos, mas, agora, a Prefeitura está focada em uma política específica para beneficiar a população afrodescendente e abrir novas possibilidades. “A Prefeitura de João Pessoa está ‘vestindo a camisa’ do afroempreendedor, que muitas vezes é esquecido pela sociedade. Nossa intenção é equilibrar a balança, dar equidade à valorização do microempreendedor”, destacou.

O projeto – O projeto Brasil Empreendedor vai capacitar e formar micro e pequenos empresários e empreendedores individuais afrobrasileiros, inclusive, de comunidades negras remanescentes de quilombo. Serão contempladas 100 pessoas na Paraíba, sendo 80 em João Pessoa.lançamento_brasilafroempreendedor_foto_dayseeuzebio_ (188)

Qualquer empreendedor afrodescendente pode participar do projeto. As inscrições são feitas no endereço http://www.institutoiab.org.br/convite-para-qualificacao-e-capacitacao-para-afroempreendedores/. Quem não tiver acesso à internet, pode procurar a Secretaria do Trabalho, Produção e Renda, na Avenida Cardoso Vieira, 85, ao lado da Praça Antenor Navarro.

De acordo com o representante do Sebrae, Aluízio Falcão, o projeto começa com a realização de um seminário nos dias 24 e 25 de abril e, a partir daí, será feito um acompanhamento contínuo para a qualificação dos participantes. “Ao final do projeto, serão escolhidos dez empreendedores que receberão financiamento de uma instituição financeira para investir em seus negócios”, explicou Aluízio Falcão.