PMJP lança pedra fundamental da construção de centro de inclusão

Por - em 20

O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) lança nesta sexta-feira (6), às 10h, a pedra fundamental da construção do Centro de Inclusão Social da Comunidade Maria de Nazaré. Na ocasião, o prefeito acompanhado por diretores da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), parceira da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) no projeto, farão uma visita ao local da obra e conversarão com representantes da Associação de Moradores da Comunidade Maria de Nazaré (Acoman) e demais associações que integram a comissão gestora do Centro.

A iniciativa beneficiará inicialmente, cerca de 200 pessoas, entre jovens e adultos, homens e mulheres, moradores da Comunidade Maria de Nazaré, com cursos de formação e qualificação para o trabalho nas áreas de construção civil gastronomia e informática, além de atendimento socioassistencial, com psicólogos e assistentes sociais.

O secretário de Desenvolvimento Social, Edmilson Soares, explica que o objetivo é estimular e fortalecer habilidades produtivas, de forma a possibilitar a efetiva inserção dos profissionais e aprendizes no mercado formal de trabalho e em atividades organizadas em sistema de economia solidária. “O investimento será de R$ 1 milhão de reais, sendo 67% da Prefeitura e o restante pela Chesf”

Segundo a diretora de Economia Solidária e Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Yara Pond, a finalidade do projeto é garantir a melhoria de renda e qualidade de vida das famílias envolvidas, promovendo sua autonomia e consequentemente, a melhoria das condições humanas e a auto-sustentabilidade de toda a comunidade.

“Todo o aprendizado prático dos cursos e oficinas será realizado na própria comunidade, beneficiando as residências das famílias e as áreas de convivência coletiva, de forma a promover a melhoria das condições de habitabilidade, educação, segurança alimentar e ambiental”, destacou a diretora.

O Centro de Referência de Inclusão Social da Comunidade Maria de Nazaré faz parte da política de Economia Solidária da Prefeitura de João Pessoa, implementada através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Para a fase de operacionalização, o projeto conta ainda com as parcerias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine/JP).