PMJP lança programa para incentivar lideranças estudantis

Por - em 26

Para colaborar com a construção da história do movimento estudantil da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) da Prefeitura Municipal de João Pessoa lança o programa ‘Protagonismo Infanto-Juvenil’, nesta terça-feira (18), às 9h, no auditório do Centro Administrativo (CAM), em Água Fria. Através deste programa, os alunos das escolas públicas terão a oportunidade de conhecer mais sobre a importância de escolher seus representantes, de discutir melhorias na estrutura educacional e, ainda, participar ativamente de processos de mudança.

Esta ação propõe que sejam ampliados os espaços de discussões ocupados por crianças e adolescentes. “Temos que estimular nos alunos referências no desempenho de papéis e funções que busquem transformações sociais e políticas educacionais, aproximando educandos, educadores e a gestão da Sedec para ações coletivas na escola e na comunidade”, enfatiza a secretária Ariane Sá

Antes de lançar o programa, a coordenação do Núcleo de Inclusão visitou todas as escolas da rede municipal, conversando com os conselhos escolares, gestores e alunos da 3ª a 8ª série, foco das ações. Na ocasião, foram realizadas oficinas sobre cidadania, valor do voto, perfil de liderança, entre outros temas afins que prepararam os alunos sobrre a importância de escolher os seus representes.

Após esta primeira etapa, já foram formados 13 núcleos que resultaram na eleição para representantes de turma. O objetivo é que em cada uma das 91 escolas da rede municipal tenha seus representantes de turma, para em seguida, fomentar a realização de grêmios estudantis.

Evento – O lançamento do programa ‘Protagonismo Infanto-Juvenil’ contará com a presença de um aluno de cada unidade de ensino, além de gestores, professores envolvidos no programa e entidades parceiras, como a Rede Pró-criança e Adolescente (Remar), o Conselho da Criança e do Adolescente e a Coordenação de Políticas Públicas para Juventude da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

O conceito de ‘Protagonismo Infanto-Juvenil’ será apresentado ao público pelos alunos das escolas Zumbi dos Palmares, Virginius da Gama e Melo e Cônego João de Deus. “A comissão do programa irá apresentar o plano de ação para que todos se sintam co-participantes e sensibilizados. Nosso desejo é trabalhar para incentivar a participação das crianças e adolescentes a construírem uma história de autonomia e consciência crítica do papel delas como fomentadores da realidade político-educacionais que desejam”, acrescenta Maria José dos Santos, coordenadora do Núcleo de Inclusão da Sedec.