PMJP lança projeto musical ‘Som das 6’ nesta sexta-feira

Por - em 28

‘Som das 6’. Este é o título do novo projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope), programado para acontecer todas as sextas-feiras, a partir das 18h. O evento vai apresentar uma atração local e outra nacional, na praça Vidal de Negreiros, popularmente conhecida como Ponto de Cem Réis. A primeira edição do ‘Som das 6’ acontece nesta sexta-feira (9), com as bandas paraibana Chico Corrêa e Eletronic Band e pernambucana Nação Zumbi.

O diretor executivo da Funjope, Chico César, revelou detalhes da iniciativa. “O projeto não tem as marcas comerciais e abre-se para as demais linguagens artísticas, além de que, traz o componente político de provocar uma movimentação de gestão compartilhada com os fóruns setoriais da cidade”, explicou.

Chico César informa que vai caber a Funjope e aos representantes dos Fóruns Setoriais, a curadoria do projeto ‘Som das 6’ . Os fóruns setoriais têm representantes de capoeira, audiovisual, dança, música e outras linguagens artísticas. “ Vale salientar que essa reunião é realizada sempre na última sexta-feira do mês. Essa iniciativa resultou no ‘6quesabem’, que traz uma atração nacional e cinco atrações locais de diferentes áreas culturais”, detalhou o diretor executivo da Funjope.

O projeto ‘Som das 6’ tem ainda o objetivo de aproximar diferentes vertentes artísticas existente nos bairros da Capital com os visitantes, interagindo com os eventos do calendário oficial da cidade e de projetos como o Circuito Cultural das Praças. “Através das divisões culturais da Funjope estamos convocando os representantes de todas as linguagens para que se mobilizem através de seus fóruns setoriais e participem ativamente desta ação cultural”, falou.

Atrações – A abertura do projeto vai ter como atração nacional a banda pernambucana Nação Zumbi, que surgiu no início da década de 90, em Recife. A Nação Zumbi é o resultado da fusão da banda de rock pós-punk ‘Loustal’, com o bloco de samba-reggae ‘Lamento Negro’. Inicialmente, a banda chamava-se ‘Chico Science & Nação Zumbi’. Desde o lançamento do primeiro álbum, em 1994, a Nação passou por várias mudanças em sua formação e desde 2002 vem mantendo os mesmos músicos.

A atração local é a ‘Chico Corrêa e Eletronic Band’, a única banda paraibana selecionada para a ‘Conexão Vivo’, que anualmente leva dezenas de artistas para uma série de shows em diferentes cidades do Brasil. O grupo apresenta uma moderna fusão de ritmos regionais numa mistura inusitada, utilizando o baião, maracatu e embolada com eletrônicos, como drum’n bass, hip hop, dub, funk.