PMJP leva arte, cultura e saúde à população de Mandacaru

Por - em 44

A população residente no Bairro de Mandacaru e comunidades vizinhas terá nesta sexta-feira (27), uma opção a mais de lazer, cultura e informação dentro do próprio bairro com a realização da quarta edição do projeto ‘Domingo com Arte, Cultura e Saúde na praça’, que acontecerá a partir das 15h, na Praça da Cultura, localizada a Rua João B. de Brito (Mandacaru).

Segundo a diretora de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Cassandra Figueiredo, o evento que acontece todos os meses e sempre aos domingos será realizado excepcionalmente nesta sexta-feira, em virtude da programação especial que vem sendo realizada nos Centros de Referência de Cidadania (CRC’s) em homenagem ao ‘mês da mulher’.

“Essas feiras têm proporcionado aos grupos que trabalham com artesanato e culinária, em sua maioria formados por mulheres, a divulgação e comercialização dos seus produtos. A tenda da saúde tem sido bastante procurada por pessoas das mais diversas idades, que não só buscam orientações relacionadas às doenças sexualmente transmissíveis, como também para realizar verificação de pressão arterial”, explicou a diretora.

Como parte da programação, está prevista também uma caminhada ‘Pró União da Mulher Mandacaruense’, que partirá da Praça da Cultura em direção às Cinco Bocas de Mandacaru. Haverá ainda apresentações da Escola de Samba Independente, ursos carnavalescos, banda marcial, grupos de música e poetas locais.

A diretora lembra ainda que todos os anos, no mês de março, a Sedes – através da Dipop –desenvolve nos 11 Centros de Referência da Cidadania (CRC’s) e no Centro Intergeracional uma programação dedicada à mulher. “Palestras e rodas de diálogos, com temas como ‘Gravidez na Adolescência’, ‘Lei Maria da Penha’ e ‘Direitos da Mulher’, por exemplo, foram realizadas de forma a atender a realidade e solicitações das mulheres de cada bairro onde existe a unidade. Há também oficinas de chocolates caseiros e dia de embelezamento”, acrescentou.

O projeto ‘Domingo com Arte, Cultura e Saúde na praça’ tem como objetivo reunir no segundo domingo de cada mês nas praças da Capital, grupos de artesãos, culinaristas, artistas e técnicos da área de saúde que atuam na região, fortalecendo o protagonismo e o exercício da cidadania. O evento é promovido pelo Centro de Referência de Cidadania (CRC) de Mandacaru, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).