Prefeitura leva serviços e ações de cidadania a Cruz das Armas

Por - em 41

Os moradores da Comunidade do Baleado, em Cruz das Armas, tiveram acesso a diversos serviços e ações em prol da cidadania, neste sábado (23), em mais uma “Estação de Serviços”, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Governo do Estado. Cadastro de documentos, orientações de saúde e educação para o trânsito foram alguns dos benefícios oferecidos na Rua Quirino Dourado Maranhão.

“Nós damos continuidade à esta política de inclusão social para oferecer serviços essenciais à população, contribuindo para o exercício da cidadania. A utilidade de levar os serviços ao povo está no fato de que muita gente trabalha muito durante a semana e não tem condições de parar para tirar seu RG ou fazer uma medição de pressão arterial, por exemplo, além da qualidade de orientações de saúde e educação”, explicou o prefeito da Capital, Luciano Agra, que visitou a Estação de Serviços, em Cruz das Armas.

O adolescente Rodrigo Maia aproveitou a Estação de Serviços para receber sua Carteira de Trabalho. “Agora já posso procurar um emprego”, afirmou. Sem precisar sair da comunidade, a dona de casa Iranilda da Silva tirou a segunda via do seu RG. “O bom deste projeto é que é tudo rápido e prático”, disse ela. De acordo com a coordenadora da Estação de Serviços, Marcela Arbia, foram emitidos 98 documentos de RG.

Já Elen Barbosa, de sete anos, teve lições de trânsito brincando, ao pintar um livro colorido com dicas de travessia. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) preparou brincadeiras e jogos especialmente para orientar o público infantil. “Antes de atravessar a rua eu olho para os dois lados”, afirmou Elen Barbosa, demonstrando que aprendeu a lição.

Na área de saúde as pessoas puderam medir a pressão, ter dicas de métodos anticoncepcionais e de nutrição. Conforme a assistente social Aislany Moura, houve uma incidência grande de crianças com alto índice de massa corpórea (IMC) e as mães foram orientadas sobre o assunto e receberam panfletos com dicas de bons hábitos alimentares.

No estande da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), a comunidade teve acesso à informações sobre reciclagem de resíduos, enquanto que no da secretaria de Meio Ambiente (Semam), a equipe informou sobre o correto plantio de árvores, e distribuiu mudas de plantas nativas. O corte de cabelo também foi disponibilizado, e atendeu mais de 70 pessoas. As crianças aproveitaram o evento para brincar de jogos de tabuleiro e para pedir aos pais um animalzinho de estimação. Os animais estavam à disposição pelo Centro de Controle de Zoonoses.

Juventude – No dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, a PMJP vai preparar uma Estação de Serviços diferente. De acordo com a coordenadora do projeto, Marcela Arbia, as atividades serão voltadas ao público jovem. “Além dos serviços de emissão de documentos, vamos orientá-los quanto ao sexo seguro e vamos colocar um estande do Empreender-JP, programa de microcrédito orientado da PMJP para incentivar o empreendedorismo”, disse ela. O evento ocorrerá no Ponto de Cem Réis.