PMJP libera trânsito na área próxima à barreira do Cabo Branco

Por - em 35

A Prefeitura Municipal de João Pessoa liberou nesta terça-feira (31) o trânsito na área próxima à barreira do Cabo Branco após uma visita de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Defesa Civil do Município e da Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans). O local estava bloqueado desde o último dia 20, quando foi constatado o risco de deslizamentos por causa das chuvas.

De acordo com Euzivan Lemos, diretor da Divisão de Estudos e Pesquisas Ambientais da Semam, a área pode ser novamente interditada durante os meses de junho, julho e agosto, quando normalmente se registram fortes precipitações na Capital paraibana. “Colocamos placas informativas sobre o perigo de acidentes durante as chuvas e fizemos um trabalho paliativo e preventivo. No entanto, continuaremos atentos. Quando as chuvas recomeçarem, o tráfego no local poderá ser novamente bloqueado”, afirmou.

Segundo ele, as árvores estavam com copas muito largas e pesadas, o que aumentaria o risco de tombamento com a chuva. Também havia blocos de rochas que ameaçavam cair a qualquer momento. “Fizemos uma poda nas árvores para aliviar o peso e desprendemos as rochas para evitar que elas deslizassem por conta própria”, disse.

No início desta tarde, funcionários da Autarquia Municipal de Limpeza (Emlur) fizeram a limpeza do local para abrir a via.

Bloqueio – O trânsito estava fechado no trecho entre a rotatória que fica próxima à barreira (e que liga a avenida costeira à rua Edvaldo Cavalcanti Pinho) e a ladeira do Cabo Branco. Durante dez dias, o motorista que vinha da Estação Cabo Branco para a praia tinha de trafegar pela avenida Panorâmica, sendo proibido de descer a ladeira. Da mesma forma, quem vinha em sentido contrário precisava optar por vias do Altiplano.