PMJP mobiliza secretarias para garantir estrutura ao Folia de Rua e ao Carnaval Tradição

Por Mônica Melo - em 415

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) mobilizou diversas secretarias para garantir a infraestrutura e todas as condições necessárias para o sucesso dos desfiles de blocos e shows do Folia de Rua, que têm início na noite desta quinta-feira (21). As ações serão estendidas também ao Carnaval Tradição 2019.

Desde a última quarta-feira (20), 55 agentes de controle urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) estão trabalhando no ordenamento dos ambulantes e organização da festa. Foram credenciados 300 ambulantes que trabalharão identificados com crachás. A Sedurb ainda dará um apoio na segurança da festa.

A Guarda Municipal também preparou um esquema especial de segurança para os eventos. Durante todos os dias do Folia de Rua e Carnaval, 180 homens estarão nas ruas, sendo que 80 deles se dedicarão exclusivamente ao policiamento preventivo nos blocos e atividades relacionadas às festividades.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) colocará sete equipes de fiscalização nos dias dos blocos que atraem o maior volume de pessoas, como as Muriçocas do Miramar. Já nos outros dias, duas equipes, cada uma formada por dois fiscais, estarão nas ruas e locais de concentração dos blocos verificado a sonorização dos trios elétricos e paredões de som, no intuito de coibir abusos, como volume excessivo do som.

Já a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) começou o trabalho há alguns dias intensificando a limpeza nas ruas e avenidas nas quais ocorrem as concentrações dos blocos e o percurso dos foliões. A Operação Limpeza conta com aproximadamente 200 agentes que atuam no antes, durante e após a programação das festas.

Nesta semana, os agentes trabalham nos bairros de Miramar, Castelo Branco, Centro e Bancários. Estão na programação também os bairros Mangabeira, Centro Histórico, Jaguaribe, Treze de Maio, Tambaú, Cabo Branco, Bessa, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Tambiá, Valentina Figueiredo, Varadouro, entre outros, além de corredores como Beira Rio, Rui Carneiro e Epitácio Pessoa.

A secretaria de Turismo também já iniciou um trabalho voltado especificamente para o período da Folia de Rua e Carnaval. Desde a última terça-feira (19), uma equipe da secretaria está fiscalizando os hotéis e pousadas da cidade no intuito de coibir ou identificar casos de abuso sexual a crianças e adolescentes. A equipe vistoria os locais e verifica a lista de hóspedes e no caso de crianças hospedadas no local, conferem se elas estão devidamente acompanhadas dos pais ou responsáveis.