PMJP oferece consultas de prevenção ao câncer de mama para servidoras

Por - em 52

Durante esta quinta-feira (27), as servidoras da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) estão participando de um momento de cuidado com a saúde. A PMJP, engajada com o projeto ‘Outubro Rosa’, está oferecendo exames de mastologia para prevenção ao câncer de mama, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. A iniciativa faz parte da Semana do Servidor.

Segundo Adriene Jacinto, secretária adjunta de Saúde, o objetivo da ação é facilitar o acesso do público feminino ao exame de prevenção de câncer de mama.  “A prevenção ainda é o melhor caminho quando falamos de câncer de mama. As mulheres têm muitos compromissos e quando levamos o serviço até elas é mais eficiente o diagnóstico e a possível cura”, diz Adriene.

Há 4 anos a auxiliar de serviços gerais, Célia da Silva Rocha, não frequentava um mastologista.  Quando soube da notícia de que havia uma médica especialista no CAM correu para ser atendida. “Estou preparada para levar um puxão de orelha, pois sei que já deveria ter procurado um médico”, contou a servidora municipal.

A médica mastologista Débora Cavalcanti alertou que mesmo sem apresentar sintomas, toda mulher deve procurar um especialista. “Anualmente, sentindo dor ou não, a mulher a partir dos 40 anos deve procurar um mastologista. Se tiver casos na família, a paciente precisa dobrar a atenção e procurar um especialista o quanto antes”, avisa Débora.

As pacientes que necessitarem do exame da mamografia devem procurar Unidade de Saúde da Família em que estão credenciadas para serem encaminhadas para especialistas na rede municipal de saúde.