PMJP oferece oficinas nos Centros de Referência da Cidadania

Por - em 48

A Prefeitura Municipal da João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), dará início na próxima segunda-feira (12) à programação de oficinas profissionalizantes dos Centros de Referência da Cidadania (CRC) deste ano. As oficinas serão oferecidas em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e também fazem parte da programação do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres.

Durante todo o mês de março serão ministradas as oficinas de Plantas Medicinais, Design Ecológico e Práticas Ecoalternativas nos 11 CRCs de João Pessoa. Cada Centro de Referência da Cidadania receberá uma oficina, com capacidade para 20 alunos por turma.

A oficina de Design Ecológico irá capacitar os participantes para a confecção de luminárias decorativas a partir do reaproveitamento de garrafas PET. A de Práticas Ecoalternativas é voltada para a fabricação de sabão ecológico e pasta para alumínio. Ambas são direcionadas para maiores de 18 anos. Para a oficina de plantas medicinais podem participar pessoas de todas as idades.

A coordenadora geral dos Centros de Referência da Cidadania, Ana Otília Meira, explicou que além da preocupação em oferecer aos alunos alternativas de gerar renda extra no orçamento doméstico, essas oficinas pretendem chamar a atenção para a importância da preservação ambiental, através da reutilização de materiais diversos.

De acordo com a programação, as oficinas começam dia 12. As primeiras são de Plantas Medicinais, no CRC do Bancários, e de Práticas Ecoalternativas, no CRC do Valentina. Para mais informações, o interessado deve procurar diretamente os Centros de Referência da Cidadania ou entrar em contato com a Sedes/Dipop, pelo telefone 3218.9245/9242.

Rodas de Diálogo Sobre a mulher – Além das oficinas profissionalizantes, a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da sua Diretoria de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), está realizando em todos os Centros de Referência da Cidadania debates sobre temas relacionados ao universo feminino, dentro da programação do Mês da Cidadania Ativa para as Mulheres.

“A ideia é fazer um grande debate sobre as políticas públicas voltadas para as mulheres, como saúde integral e enfrentamento da violência. Mas também discutir a participação das mulheres nos espaços públicos”, destacou Simone Cavalcante, assessora de Políticas Públicas para a Diversidade Humana da Sedes.