PMJP oferece serviço funerário gratuito para famílias carentes

Por - em 256

As famílias carentes que precisam de apoio financeiro na ocasião de falecimento de parentes têm à disposição um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). É o Balcão de Direitos, implantado há pouco mais de cinco anos, que fornece caixões e serviços funerários. Segundo a chefe da unidade de atendimento da Sedes, Valdecira Capistrano, que é responsável pelo atendimento funeral, o serviço tem atendido mensalmente mais de setenta famílias.

“Para receber o benefício é necessário que o familiar de primeiro grau nos procure portando seu RG e o do falecido, juntamente com a declaração de óbito ou remoção de cadáver expedido pelo hospital e comprovante de residência. Se a pessoa faleceu em casa, a declaração do hospital será dispensada. Em seguida ela terá que preencher uma ficha sócio-econômica e será feito o requerimento do benefício. Logo após o procedimento, entramos em contato com a funerária, licitada pela Prefeitura para prestar o serviço, que fornecerá a urna, acessórios funerários e o translado do corpo dentro do município”, esclareceu.

Valdecira Capistrano disse ainda que a Prefeitura também auxilia com a disponibilização de covas em cemitérios públicos, caso a família deseje. “A Sedes entra em contato com esses cemitérios e vê se há valas disponíveis”, disse.

Para Ladjane Dias, que buscou o serviço devido ao falecimento de seu pai, o Balcão teve uma função de suma importância, por apoiar as famílias em uma hora tão difícil. “Nunca estamos preparados para uma perda desse tipo, tanto emocional como financeiramente. Os custos são altos e, no momento, minha família não tem condições de arcar com tal custo”, disse Ladjane.

Funcionamento – O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 8 às18h, no Centro Administrativo Municipal (CAM). No período da noite, fins de semana e feriados, o Balcão de Direitos atende pelo telefone 8825-0892, através do qual um plantonista fará todo o encaminhamento comparecendo ao local, seja residência, hospitais ou mesmo no Instituto de Medicina Legal (IML).

Além do auxílio funeral, o Balcão de Direitos realiza mediações, encaminhamentos e orientações; atendimento psicossocial individual ou familiar; visitas domiciliares; entrevistas sócio-econômicas; assessoria jurídica; elaboração de parecer social e concessão de benefícios eventuais, a exemplo de auxílio alimentação (com cestas básicas), auxílio natalidade, fraldas geriátricas, cobertores, colchões e passagens intermunicipal e interestadual. Esses serviços são destinados aos cidadãos pessoenses e suas famílias, desde que estejam em situações vulneráveis.

O Balcão de Direitos conta com uma equipe composta de assistente social, psicóloga, assessor jurídico e plantonista de auxílio funeral 24 horas. O funcionamento é das 8 às 18hs, no Centro Administrativo Municipal (CAM)), na rua Diógenes Chianca, 1777, Água Fria. Telefone 3218-9232.