PMJP orienta montagem de tendas nas praias antes do Réveillon

Por - em 74

As pessoas interessadas em passar a virada de ano nas praias da capital paraibana precisam seguir algumas orientações da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para participar do Réveillon com tranquilidade. As regras correspondem à montagem de tendas nas areias das praias de João Pessoa para evitar monopólio da área e a degradação ambiental.

As pessoas jurídicas interessadas em utilizar o espaço para a virada do ano no dia 31 de dezembro precisam pedir autorização a SPU em João Pessoa, uma vez que a praia é de domínio da União. O órgão realiza a cobrança de uma taxa e encaminha o pedido para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da PMJP, que pode deferir ou não de acordo com a solicitação.

Em virtude da decretação de ponto facultativo nesta sexta-feira (30), a Sedurb lembra que os pedidos precisam chegar até esta quarta-feira (28) na Secretaria para análise. Não é permitida, por exemplo, a montagem de tendas nas dunas e na vegetação da praia, assim como no trecho de 21 metros reservado para shows, em Tambaú.

Para as famílias, não é necessário pedir autorização, mas a Superintendência do Patrimônio da União e a Sedurb estarão no dia 31 orientando a montagem de equipamentos. “Para as empresas a liberação irá depender do interesse da coletividade. As famílias têm prioridade nestes casos”, ressalta o titular da Sedurb, Lucius Fabiani.

Comércio – A Sedurb também é responsável pelo ordenamento do comércio em João Pessoa e efetuou o cadastro de 216 comerciantes para trabalhar até o final do mês de janeiro. Do número total de inscritos, 129 são pessoas que trabalham com carrinhos e isopor, outros 76 com barracas e tendas, e 11 com veículos. Os locais para atuação dos comerciantes foram definidos em um sorteio realizado no dia 20 de dezembro, na Sedurb. Entre as áreas reservadas para estabelecimento do comércio estão o final da Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Almirante Tamandaré, Avenida Cabo Branco e Rua José Augusto Trindade.