PMJP participa de fórum nacional de transporte urbano e trânsito

Por - em 58

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) participa nesta quinta (24) e sexta-feira (25), no Hotel Tambaú, do 76º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, promovido pela  Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER/PB).

A solenidade de abertura será às 9h30 e contará com as presenças do superintendente da STTrans, Nilton Pereira e do secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (Semob – Ministério das Cidades), Luiz Carlos Bueno, e do presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires.

Durante dois dias, autoridades gestoras, responsáveis pelas políticas públicas de mobilidade urbana nas cidades brasileiras de grande, médio e pequeno porte, vão se reunir para trocar experiência, conhecimento de novas tecnologias e discutir problemas comuns que também tratam de assuntos de mobilidade urbana. Entre os temas abordados no encontro estão: “Década Mundial de Segurança Viária”, “Acidentes com Motocicletas”, “Integração e Tarifa” e “Planos da Mobilidade e do Barateamento das Tarifas”.

O superintendente Nilton Pereira será um dos expositores do evento, no painel da sexta-feira, às 11h, apresentando  o plano de mobilidade urbana para a região metropolitana, que foi encaminhado ao Ministério das Cidades.

Anfitriã – Essa é a terceira vez que  a reunião do Fórum acontece em João Pessoa. A primeira foi em 1999 e a segunda em junho de 2008. Em 2008, a STTrans foi anfitriã da 66ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito e trouxe para a cidade 118 autoridades, técnicos e profissionais do setor e, também, membros de empresas privadas expositoras e apoiadoras, provenientes de 31 municípios, entre os quais, 12 capitais, representando 15 Unidades da Federação. Desse encontro, foi elaborado documento a respeito da crise de mobilidade no País, marcada pelo incremento da taxa de motorização das cidades, aumento dos congestionamentos, estresse, poluição ambiental e sonora, crescimento do número de acidentes no trânsito e falta de recursos para ampliar e melhorar os transportes públicos nas cidades.

Também estarão presentes ao evento o superintendente adjunto, Paulo Sérgio Machado Freire; o diretor de Trânsito, Cristiano Nóbrega e o diretor de Transportes,  Adalberto Araújo