PMJP participa de reunião para apresentação de indicadores de sustentabilidade urbana da Capital

Por Katiana Ramos - em 476

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) participa, nesta terça-feira (12), de uma reunião onde será divulgado um levantamento de indicadores de sustentabilidade urbana que retratam o desenvolvimento da Capital. O evento será na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seccional Paraíba, a partir das 15h.

A reunião é promovida pela Rede de Monitoramento de João Pessoa (RMC), por meio da Organização Não-Governamental (Ong) Baobá, e integra uma das etapas do Programa Cidades Sustentáveis.

Os dados técnicos que serão apresentados à PMJP foram levantados junto ao poder público. Já os indicadores de percepção foram coletados através de uma pesquisa de opinião pública e abordam temas como mobilidade, segurança, saneamento básico e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores.

João Pessoa está entre os cinco municípios brasileiros selecionados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para integrar o projeto Cidades Emergentes Sustentáveis. A formação da Rede de Monitoramento Cidadão é parte desse processo e consiste em uma organização independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos.

A RMC é composta por representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia. A RMC também realiza pesquisas e estudos, dissemina informações e análises, e desenvolve iniciativas com diferentes setores da sociedade, por meio de projetos e estímulo à ação política responsável, que promovem a sustentabilidade da cidade.

O projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA e parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como agência executora a Baobá – Práticas Sustentáveis.