PMJP participa de seminário sobre Economia Solidária na segunda

Por - em 36

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por seu secretário de Desenvolvimento Social (Sedes), Lau Siqueira, participa na segunda-feira (31) do ‘I Seminário Estadual de Comercialização Solidária’, que está sendo organizado pelo Instituto Marista de Solidariedade, juntamente com a Articulação Estadual de Comercialização Solidária na Paraíba. O evento acontece a partir das 9h, no auditório da superintendência do Ministério do Trabalho, na Capital, com entrada franca.

Representantes das secretarias nacionais de Economia Solidária, ligadas ao Ministério do Trabalho e Emprego e de Desenvolvimento Territorial e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, irão tratar das políticas públicas de fomento e apoio a economia solidária. O secretário Lau Siqueira vai falar sobre as políticas de desenvolvimento da agricultura familiar em João Pessoa, a exemplo do projeto “Cinturão Verde” e do Compra Certa local – que vem beneficiando agricultores de municípios próximos da Capital – e da construção do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), que vai beneficiar agricultores de todo o Estado.

“Agricultores e representantes de diversas entidades estarão presentes aos debates, a exemplo da Rede Moinho, de Salvador; do Kairós, de São Paulo e da Associação de Produtores da Paraíba, a Ecovárzea. Essas entidades irão dialogar apresentando suas experiências em rede, economia solidária, agricultura familiar e comércio justo. O objetivo é compartilhar experiências e fomentar o intercâmbio entre as várias instituições e agricultores que trabalham com a economia solidária. Ao final do evento serão elaboradas propostas frente aos desafios apontados”, disse a articuladora Estadual da Comercialização Solidária, Auxiliadora Barros.

Terça e quarta-feira – Já nos dias 1º e 2 de junho acontece a ‘VII Feira Estadual de Economia Solidária’, no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital. Durante os dois dias serão comercializados produtos da agricultura familiar, como verduras, frutas, mel, doces e comidas típicas. Também serão realizadas várias oficinas, entre elas, a de finanças solidárias, bancos comunitários e fundos rotativos, violência contra a mulher, entre outras. O artesanato também estará presente, assim como a música, o teatro e a dança.

O objetivo da feira é promover a articulação, a troca de experiências, divulgação e comercialização dos produtos dos empreendimentos solidários, valorizando o comércio justo e o consumo consciente, na perspectiva do desenvolvimento solidário. “Com a realização dos dois eventos estamos estimulando a valorização dos princípios e valores que regem a economia solidária, como a autogestão, democracia, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano. Lembrando que a Prefeitura de João Pessoa e o Fórum de Economia Solidária são parceiros nessa realização” destacou Auxiliadora.