PMJP participa do seminário preparatório para a Conferência das Cidades

Por - em 42

A secretária de Planejamento Estelizabel Bezerra representou a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no Seminário Preparatório à XII Conferência das Cidades. O evento, que reuniu representantes de várias cidades da Paraíba para discutir o tema “Política Nacional de Resíduos Sólidos, aconteceu no auditório da FIEP durante toda a manhã desta sexta-feira.

Estelizabel apresentou aos presentes no evento os avanços que João Pessoa já conseguiu na política de resíduos sólidos. “Já implantamos e desenvolvemos muitas dessas ações que a maior parte das cidades ainda não desenvolve. Temos coleta seletiva, cooperativa de catadores, galpões de reciclagem, usinas de aproveitamento”, comentou a secretária.

Durante os painéis de discussão foram discutidos a proposição de metodologia alternativa para a taxa de resíduos sólidos e a destinação final e logística reversa das baterias automotivas e industriais. Além disso, houve um debate sobre experiências de sucesso que já existem no país.

Em todo o Brasil as prefeituras terão que entregar um plano de gestão de resíduos sólidos até o ano que vem e, até 2014 terão que implantar aterros sanitários. Estas são algumas das determinações da lei que institui o Plano Nacional de Resíduos sólidos (PNRS), lei esta que regulamenta a destinação final do lixo. Até hoje apenas João Pessoa possui condições adequadas para a dispensa dos resíduos.

O evento faz parte  das preparações para a Conferência das Cidades e é uma iniciativa da comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.