PMJP planta novas árvores em rua do conjunto Costa e Silva

Por - em 28

Uma equipe de técnicos e jardineiros da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) plantou na semana passada 20 novas árvores na rua Deputado Luiz Inácio Ribeiro Coutinho, no conjunto Costa e Silva. O plantio integra o programa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) ‘João Pessoa Verde para o Mundo’ que nesse quinto ano de execução conta com uma novidade: a participação dos moradores.

O programa, que começou em 2006, ganhou desde o final do ano passado um importante apêndice – a Tenda Verde. Trata-se de uma ação que se repete mensalmente pelos bairros da Capital, quando uma tenda de cobertura verde é instalada durante uma semana em um ou mais pontos de um mesmo bairro.

Nela, o morador daquela comunidade pode obter mudas prontas para o plantio e receber orientação tanto dos técnicos de plantão quanto da cartilha de arborização urbana, publicação distribuída com a população e que explica em linguagem coloquial todos os passos para que a atividade de jardinagem se dê de maneira correta.

O plantio no Costa e Silva foi uma reivindicação do líder comunitário Jair Santos, responsável pelo movimento ‘Acorda Costa e Silva’ e ‘Plante uma árvore em frente à sua casa’. Para ele, o projeto da Tenda Verde “é importante porque conscientiza os moradores sobre a questão da beleza e do conforto proporcionados pela arborização urbana”.

A secretária de Meio Ambiente, Lígia Tavares, esteve presente ao plantio e definiu a ação como “uma extensão da cidadania que vai resultar na sensibilização de toda uma comunidade em torno da importância do verde no cotidiano das pessoas”. O calendário de instalação da tenda em 2010 está sendo planejado pela Divisão de Botânica da Semam, de forma a contemplar um maior número de localidades este ano.

Espécies – No plantio do Costa e Silva foram utilizadas mudas de algaroba-da-praia, aroeira-da-praia, carolina e ipê-roxo. Para a distribuição com a população havia ipê-jardim (que se adapta bem a vasos) e ipê-roxo. Todas as mudas são produzidas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas. Contatos: 3218 9203