PMJP poda árvores nas praias de Cabo Branco e Tambaú

Por - em 30

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), finalizaram na manhã desta quinta-feira (27) um serviço preventivo de poda em árvores das praias de Tambaú e Cabo Branco. A ação teve o objetivo de evitar acidentes envolvendo banhistas e trabalhadores dos quiosques locais, já que no período de chuvas o risco de tombamento de galhos – ou mesmo de árvores inteiras – se torna mais latente.

O serviço começou na manhã de terça-feira (25) e obedeceu ao projeto de poda programada adotado pela Prefeitura, dentro do Plano de Contingência de João Pessoa. O objetivo principal, segundo o engenheiro agrônomo Genival Filho, da Diretoria de Paisagismo da Semam, é prevenir emergências neste período. “O trabalho de poda das árvores é realizado durante todo o ano, mas é intensificado durante o período de chuvas mais intensas na Capital”, ressaltou.

A equipe que realizou o serviço nesta quarta-feira é composta por integrantes treinados especialmente para a função. Além da moto-serra, os agentes estavam equipados com os equipamentos de proteção individual (EPIs), botas, óculos, capacete, cinto de segurança e cabos para a amarração. “Preservar a saúde da árvore é primordial, por isso nenhuma pode ser cortada ou podada sem um laudo técnico da Semam”, disse Genival.

Em toda a cidade de João Pessoa existem muitas castanholas, inclusive nas praias onde a Semam realizou poda nesses dois dias. “São árvores altas e com folhas largas que acumulam bastante água. Com o peso dos galhos e a ação do vento, o risco de queda sobre os quiosques aumenta”, disse o agrônomo. A ação preventiva contou também com a participação da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que fez o recolhimento dos resíduos.