PMJP prepara ‘Dia de Brincar’ para crianças neste domingo

Por - em 32

Neste domingo (10) é Dia de Brincar para a Prefeitura de João Pessoa (PMJP). A partir das 13h30, o anel interno da Lagoa se transformará num grande parque de diversões, com tudo totalmente gratuito, para comemorar o Dia das Crianças. Este é o quinto ano consecutivo do evento, que deverá reunir pelo menos 30 mil pessoas, entre crianças, seus familiares e amigos.

Os Backyardigans, A Turma do Cocoricó e os cantores Arnaldo Antunes (ex-Titã) e Edgard Scandurra (Ira), que lançam o CD Pequeno Cidadão, estão entre as atrações principais deste Dia de Brincar. Nesta edição, um novo brinquedo foi incorporado à festa: o futebol de sabão, que juntamente com as camas-elásticas, pula-pulas, tobogãs gigantes e piscinas de bolas farão a alegria da garotada.

Nos estandes, chamados de estações, a meninada se divertirá com atividades diversas, como brincadeiras populares, pintura de rosto (Ciranda Curricular), jogos pedagógicos, xadrez, jogos de competição, dança, maquiagem, teatro de bonecos, educação para o trânsito, quebra cabeça, jogo da memória, desenho e pintura, contação de histórias e tenda da leitura.

No circo montado na área, haverá uma série de atrações circenses e culturais, entre elas o mágico Fernandes. Haverá também sorteio de vários brindes como bicicletas, velocípedes, vídeo-games e DVDs, além da distribuição de guloseimas para a garotada.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, o Dia de Brincar é a maior festa infantil do Nordeste e não se pauta apenas pela diversão, mas também pela educação, garantindo alguns dos principais direitos das crianças e adolescentes. “Estamos montando uma produção que envolve mais de 1000 pessoas trabalhando e tomamos todos os cuidados para que as famílias se sintam seguras e as crianças possam brincar com segurança. Para isso, todos os cuidados estão sendo tomados na pré-produção deste evento que já se tornou uma tradição na cidade”.

A coordenação do Dia de Brincar é da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e conta com o apoio das demais secretarias e órgãos municipais. O Instituto Alpargatas, Armazém Paraíba, AETC-JP e Unimed João Pessoa apoiam o evento.

Estrutura – Para que tudo saia conforme o planejado, trabalharão cerca de 1000 funcionários da PMJP. Equipes da Guarda Municipal, Polícia Militar e uma empresa de segurança privada garantirão a tranquilidade da festa e a segurança do público. Profissionais da Secretaria de Saúde (SMS) e do Corpo de Bombeiros também estarão a postos para qualquer eventualidade. Os agentes da Secretaria de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) farão o ordenamento do comércio.

Também participarão do evento, 20 comissariados da Infância e da Juventude e os Conselheiros Tutelares. Agentes ambientais da Secretaria do Meio Ambiente (Semam) e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) orientarão as crianças a não jogarem lixo nas ruas e lembrarão a importância da preservação do meio ambiente. O controle do trânsito ficará a cargo da STTrans, que vai orientar motoristas e pedestres quanto à interdição do tráfego na área, que será feita da noite deste sábado, para a preparação da festa, até o domingo à noite.

Ônibus gratuitos – Uma parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e as empresas de transportes públicos disponibilizará 40 ônibus especiais em vários bairros da Capital, que farão o transporte gratuito das famílias até o local da festa.