PMJP presta contas de demandas para conselheiros da 4ª Região

Por - em 32

A equipe de técnicos da Prefeitura de João Pessoa se reúne em audiência do Planejamento Democrático nesta segunda-feira (27) com os conselheiros do Orçamento Democrático e lideranças comunitárias da 4ª região para validar as demandas eleitas na primeira etapa que integrarão o orçamento 2013. A reunião contará com gestores das secretarias do Planejamento, Infraestrutura, Educação e Cultura, Mobilidade Urbana, Saúde, Juventude e Recreação e a Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope. A audiência começa às 19h, na Escola Municipal Dom Hélder Câmara, localizada na RuaJoamil Severino dos Santos, S/N – Valentina Figueiredo.

Na 6ª região polarizada pelos bairros Valentina de Figueiredo, Mussamagro, Paratibe, Praia de Gramame, Boa Esperança e Nova Mangabeira foram eleitas pela população da 4ª região no dia 28 de fevereiro deste ano a construção de uma praça pública no Valentina II, uma escola no Parque do Sol, a construção da segunda fase do Mercado do Valentina, a prestação de serviço de arte na comunidade no próprio Valentina, a permanência do campo de futebol na Cidade Maravilhosa, a pavimentação das ruas Djalma Gomes da Silva (Mussumagro), Rua Projetada (Barra de Gramame, próximo a antena de telefonia celular) e a Rua Santa Terezinha do Menino Jesus (Condomínio Caminho do Mar).

Até o dia 14 de setembro serão realizadas as audiências do Planejamento Democrático totalizando 14 reuniões. Na quarta-feira (29) será a vez da 14ª região polarizada por bairros como Bancários, Castelo Branco, Jardim Cidade Universitária. A audiência ocorre a partir das 19h, no Centro de Referência da Cidadania dos Bancários com representações das secretarias do Planejamento, Habitação, Saúde, Desenvolvimento Social, Mobilidade Urbana e Fundação Cultural de João Pessoa – Funjope.

Na sexta-feira (31), a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático, se reúne os conselheiros do OD e lideranças comunitárias da 11ª região que abrangem bairros como Mandaracu, Ipês, Bairro dos Estados e Padre Zé. A audiência ocorre às 19h, na Escola Municipal Ruy Carneiro, em Mandacaru, com técnicos das secretarias do Planejamento, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social.

Etapas do OD – O Planejamento Democrático integra a segunda etapa do Ciclo do Orçamento Democrático 2012 que foi iniciado na segunda-feira (13) com audiência na 1ª região. O Ciclo do OD 2012 começou no dia 28 de fevereiro e prosseguiu até 2 de abril. Nos encontros, a população escolheu, por meio do preenchimento do Formulário de Demandas, a intervenção que deseja para o ano de 2013 – em 14 audiências foram preenchidos quatro mil formulários.

O diferencial neste oitavo ciclo do OD foi o Formulário de Demandas que ampliou de três para dez demandas e possibilitou que a população apontasse a demanda de forma mais específica. Nos ciclos anteriores, a população escolhia apenas a área de investimento, como infraestrutura, em vez de indicar a rua que precisava de pavimentação.

Fale com o OD – O Orçamento Democrático foi implantado em João Pessoa em 2005, mas só em 2011 a Prefeitura de João Pessoa o transformou em Secretaria Executiva, vinculada à Secretaria de Transparência Pública. Até então, o OD funcionava como coordenadoria.